Metalúrgicos, 79 anos

19/07/12

Fundado em 23 de julho de 1933, por um grupo de trabalhadores liderados por Artistides Farinazzo, o Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista completa na próxima segunda-feira, 79 anos de fundação.

Nessas quase oito décadas de existência, o Sindicato participou ativamente das grandes mobilizações operárias na região e no País, garantindo várias conquistas para a categoria.

Ao longo de sua história, o Sindicato sempre esteve à frente na defesa dos direitos e interesses da categoria, inclusive em períodos adversos como na ditadura militar, na redemocratização do país ou na atual conjuntura pela liberdade sindical.

Há seis anos, depois de colocar a pelegada prá fora, os trabalhadores reconquistaram a entidade que se tornou uma verdadeira trincheira de luta dos metalúrgicos. Temos muito à fazer ainda, com novos desafios, novas metas, novas conquistas, com a certeza de ser uma ferramenta decisiva para a construção da história da própria categoria metalúrgica.

A luta do conjunto dos trabalhadores continua na busca para ampliar direitos e garantir conquistas. Parabéns categoria, parabéns Sindicato, porque os homens passam, mas a entidade permanece.

+ artigos