As coisas estão cada vez piores dentro da usina

18/10/12

Para enfrentar essa situação, nosso principal caminho é a mobilização

Além das demissões, cada vez mais é possível ver que, enquanto a Usiminas retoma seus lucros, os trabalhadores vivem uma situação cada vez pior dentro da usina.

Os exemplos a seguir mostram que estamos trabalhando numa usina que mais parece um sucatão.

DESCONTOS ABSURDOS NO CONVÊNIO MÉDICO
Os trabalhadores estão tendo desconto sobre o convênio de saúde nos salários que ultrapassam 1/3 do salário. O Sindicato entrou com processo denunciando os descontos absurdos e o Tribunal decidiu que os descontos não podem ultrapassar a 10% dos salários, ou seja, a Usiminas agora também está desrespeitando sentenças do Judiciário.

RACIONAMENTO DE COMIDA
Até a distribuição dos copos está sendo racionada e a quantidade de mistura nas refeições não pode ultrapassar a 180 gramas.

A empresa demite, impõe jornada de 12 horas, mantém as péssimas condições de trabalho e quer economizar em tudo para aumentar ainda mais seus lucros, até na comida.

Daqui a pouco vão querer que os trabalhadores tragam marmita de casa.

AS CONDIÇÕES DE HIGIENE VIRARAM CASO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Em alguns restaurantes como na Aciaria II e LTQ2, nem água para lavar as mãos tem. Nos banheiros femininos faltam vasos sanitários e em alguns lugares bebedouros sem água.

O Sindicato já exigiu a interdição imediata desses locais até que sejam sanados todos esses problemas. Os diretores do Sindicato dentro das áreas estão atentos e cobrando diariamente providências.

JORNADAS EXTENSAS E INTENSAS
Mais uma consequência das demissões é a intensidade e extensão da jornada de trabalho. A direção da usina continua a impor jornada de 12 horas e para quem trabalha nos turnos a situação é ainda pior pois, quando não dobram, tem chamadas antecipadas. As jornadas estão intensas e extensas e uma das graves consequências é o aumento do número de acidentes. Além disso, o pagamento dessas horas nem sempre acontece, ficando ao gosto do chefe a compensação dessas muitas horas trabalhadas a mais.

+ artigos