Usiminas 50+

08/11/12

Mais de 50 mortos pelas péssimas condições de trabalho

A Usiminas comemora seu aniversário de 50 anos, seus sonhos de expansão e lucros realizados a custa da saúde e da vida dos trabalhadores.

Essa é a marca da história da usina e nos últimos meses as coisas pioraram: mais de trezentas demissões e dez acidentes graves no mesmo período, as dobras se intensificaram e as condições para trabalhar pioraram.

Enquanto isso, a Usiminas comemora seu processo de reestruturação para garantir lucros ainda maiores através do trabalho de quem está se arrebentando dentro da usina.

Além das denúncias que já fizemos ao Ministério Público do Trabalho, ao Ministério do Trabalho e das ações no Judiciário, o mais importante é estarmos juntos e mobilizados para enfrentar os ataques dos patrões e isso começa pelo básico: participar das assembleias.

É seu direito: desça do ônibus e participe da assembleia!
Sabemos que além de demitir, intensificar o ritmo da produção, exigir cada vez mais de quem fica, a Usiminas usa de pressão e tenta impor o medo. Até manter os trabalhadores presos dentro dos ônibus e desviá-los para outras portarias, são práticas que a empresa utiliza para tentar impedir que os trabalhadores se coloquem em movimento.

A nossa história é definida por nossas lutas, nossos direitos não foram concessões e sim ação direta de nossa mobilização. Mobilização que já realizamos tantas vezes e que enfrentou os ataques da empresa e agora não vai ser diferente.

HOJE, 06, É DIA DE ASSEMBLEIA, PARTICIPE ESSE É UM DIREITO SEU, VAMOS CONVERSAR E DEFINIR OS PRÓXIMOS PASSOS DA NOSSA LUTA.

+ artigos