Demissões, ACE, terceirização, segurança, saúde e a vida. 2012, um ano de muitas lutas

13/12/12

Desde o início do ano, a empresa tem se empenhado em demitir. Os trabalhadores reagiram durante o período da campanha salarial, paralisaram as atividades, se organizaram por diversas vezes para combater as péssimas condições de trabalho e os acidentes constantes na usina.

MAIS LUTAS
Sob o comando da direção do sindicato, foi discutido o Acordo Coletivo Especial - ACE (proposta da CUT que ataca direitos conquistados com muita luta), a terceirização, a saúde e, principalmente, a perseguição sofrida pelos companheiros.

Além das ações na porta da fábrica, o sindicato ocupou a Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo, exigindo que eles cumpram com a sua obrigação, a fiscalização “pente fino”.

Esse processo está em andamento, apesar de não ser aquele que pretendemos.

2013: É hora de erguer a cabeça e lutar contra os ataques aos direitos dos trabalhadores
A partir de agosto as demissões se intensificaram e os trabalhadores têm se mantido temerosos e de cabeça baixa. Vamos levantar a cabeça e reagir. 2013 é um novo ano. A empresa já fez sua adequação, ou seja, o lucro está garantido. E nós, vamos continuar aceitando ver nossos colegas serem demitidos as centenas ou realizando tarefas de 02 ou 03 trabalhadores, o que só os leva a adoecer ou sofrer acidentes?

Em 2013 o nosso sindicato completa 80 anos e a nossa marca sempre foi e será a luta. Por isso companheiro, acorde. Vamos nos organizar e iniciar o ano dando a resposta que a Usiminas vem merecendo há muito tempo.

Lembramos que foi nesse ano que concluímos o laudo ambiental, um processo importante, porém ainda não foi concluído, pois a empresa tenta implementar segundo sua visão e nós, trabalhadores, exigimos a aplicação da forma original.

Como não houve consenso, delegamos à Justiça a decisão.

+ artigos