Metalúrgicos, 81 anos de história e muitas lutas

24/07/14

Na quarta-feira, dia 23/07, nosso Sindicato completou 81 anos de fundação. São 81 anos de muitas lutas e história do movimento operário da região.

O companheiro Aristides Farinazzo, numa época em que a categoria metalúrgica não era significativa para a economia da região, mas com visão de futuro, organiza-se e cria o Sindicato dos Metalúrgicos de Santos.

De início, enfrenta dificuldades. Mas o resultado a própria história nos conta. A partir da década de 50, o Sindicato começa a ter lugar de destaque no movimento operário participando de grandes manifestações que ocorreram nesse período em Santos e no Brasil.

Hoje, continuamos na luta para garantir e ampliar direitos, por aumento salarial, por emprego e melhores condições de trabalho.

Lutamos também para acumular a força necessária capaz de mudar essa forma de sociedade onde os que detém os meios de produção lucram cada vez mais na exata medida que exploram nossa força de trabalho. Lutamos por Justiça e por uma nova sociedade socialista. Nosso Sindicato é parte da história da classe trabalhadora.

+ artigos