MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS METALÚRGICAS GARANTIU DIREITOS

01/12/11

Trabalhadores da Alufort montam acampamento em frente à empresa. Trabalhadores da Alufort montam acampamento em frente à empresa.
TQM: Trabalhadores nã se intimidaram com ameaças do patrão. TQM: Trabalhadores nã se intimidaram com ameaças do patrão.
Manserv: paralisação de trabalhadores garantiu direitos Manserv: paralisação de trabalhadores garantiu direitos

Durante esse ano foram várias mobilizações e greves nas empresas metalúrgicas, lutas que garantiram aumento salarial, ampliação dos direitos e pagamento da PLR. Na Manserv realizamos greve de 4 dias em julho e conseguimos o pagamento da PLR, a garantia do vale alimentação e a empresa terá que aplicar a convenção coletiva do grupo 9, ou seja o mesmo que será garantido na luta através da Campanha Salarial Unificada com Campinas, Limeira e São José dos Campos.

A Alufort, empresa que está fechando, queria dar o cano nos trabalhadores. Foram 30 dias de acampamento na frente da empresa. Mobilização organizada junto com o Sindicato garantiu o pagamento da rescisão e os direitos dos trabalhadores.

Na TQM foram 6 dias de greve onde garantimos o cumprimento da convenção coletiva e o retorno ao trabalho dos trabalhadores demitidos. Na Oficina Vitória, a greve garantiu o cumprimento da convenção coletiva, assim como na Brastubo. Na Supertech os trabalhadores continuam mobilizados na busca dos seus direitos.

Novamente em novembro iniciamos greve na TQM, após trinta dias de mobilização a greve foi a julgamento no Judiciário, a empresa foi obrigada a pagar o índice de reajuste salarial da convenção coletiva, também a PLR e o vale alimentação.

As várias greves que realizamos nas metalúrgicas são o exemplo de que quando vamos prá cima, na luta conseguimos ampliar nossos direitos.

Agora a tarefa também nas metalúrgicas é avançar na nossa organização nos locais de trabalho para que a luta se fortaleça contra os ataques dos patrões. Para que em 2012 além de mantermos nossos direitos, na luta possamos avançar em novas conquistas.

+ artigos