O Metalúrgico #459

24 de março de 2017

Índice:

-Na próxima semana tem assembleia da Campanha Salarial para aprovação da pauta de reivindicações;
-A luta contra os ataques dos patrões e do governo à aposentadoria e aos direitos trabalhistas se amplia no país inteiro;
-Cartas do Zé Protesto;



Na próxima semana tem assembleia da Campanha Salarial para aprovação da pauta de reivindicações

Nas últimas semanas, os Jornais do Sindicato mostraram o tamanho das perdas que os trabalhadores na Usiminas tiveram em seus salários, por conta do calote imposto pela Usiminas que não pagou nem o total das perdas salariais de 2015 e 2016.

Entre 2015 e 2016 são mais de 20% de perdas, a Usiminas abocanhou o reajuste de 8,34% de 2015 e impôs um reajuste de apenas 7,34% para os dois últimos anos, enquanto isso, o lucro dos acionistas só subiu.

Nesse ano contanto só perdas acumuladas medidas pelo INPC até agora, mais o aumento da produtividade, a Usiminas já deve 12,20%.


Lutar por aumento salarial e por mais direitos

Na Campanha Salarial desse ano, além do aumento salarial, também vamos exigir o avanço dos direitos no Acordo Coletivo de Trabalho.

Como os companheiros puderam ver são várias as reivindicações para garantir melhores condições de trabalho e a proteção aos trabalhadores vítimas de acidente e doenças provocadas pelo trabalho.

Entre as reivindicações está a inclusão da cláusula que garante estabilidade no emprego até a aposentadoria, para todo trabalhador que foi vítima de acidente e doença provocada pelo trabalho que tenha deixado sequela permanente.

Outra reivindicação importante que temos colocado à cada Campanha Salarial quando discutimos o Acordo Coletivo é a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial e o fim do banco de horas que só serve para aumentar ainda mais os riscos de acidentes e doenças, além de ser mais uma forma da Usiminas dar calote nos trabalhadores, no pagamento das horas extras.


Agora é hora de aprovar a pauta e organizarmos a mobilização

O prazo para apresentação de outros pontos para pauta de reivindicação foi até dia 17. Os companheiros tiveram acesso pelo Boletim e pelo site do Sindicato ao conjunto dos itens que vamos reivindicar na Campanha Salarial, além do reajuste que são as perdas acumuladas pelo INPC mais a produtividade, o que totaliza até agora 12,20%.


Participe da assembleia de aprovação da pauta de reivindicações e vamos juntos fortalecer a luta por aumento salarial e direitos

Nesse ano, a assembleia para aprovação da pauta vai acontecer na portaria da Usiminas nas entradas dos turnos, através da votação em cédula na urna. E, como já decidimos juntos com o conjunto da categoria, não adianta a direção da usina com seus capachos tentar pressionar para ter assembleia com proposta rebaixada.

As assembleias que vamos realizar durante a Campanha Salarial serão para organizarmos nossa mobilização e avaliarmos propostas que não arrochem ainda mais os salários e ataquem os direitos.


Participe da assembleia que começará no dia 27/03, às 22h30, e se encerrará no dia 28/03, depois da entrada do turno das 15h.

Local: Portaria da Usiminas - Cubatão/SP - Brasil
Data: 27 à 28/03/17
Horário: 22h30



A luta contra os ataques dos patrões e do governo à aposentadoria e aos direitos trabalhistas se amplia no país inteiro

No dia 15 de março, os trabalhadores pelo país afora ampliaram a luta contra os ataques dos patrões e do governo Temer. Paralisações e greves se espalharam por todas as regiões do país contra a tentativa do governo de liberar geral a terceirização, aumentar a idade para aposentadoria, aumentar a jornada de trabalho e diminuir salários e direitos como 13º e férias.

A Intersindical, organização que nosso Sindicato faz parte, junto com mais Sindicatos de luta, organizou paralisações e manifestações em importantes lugares como com os Metalúrgicos de Campinas e Limeira/SP, Têxteis de Blumenau/SC, Professores no Paraná entre outras categorias.

Aqui na Baixada Santista além do Jornal da Intersindical que panfletamos na portaria da Usiminas denunciando os ataques dos patrões e do governo aos direitos, participamos da manifestação dos petroleiros na Refinaria e da greve dos Servidores de Santos.

Não esqueça. Semana que vem tem assembleia para aprovação da pauta de reivindicação. Participe, a votação vai acontecer na entrada dos turnos do zero hora no dia 27/03 e termina depois da entrada do turno das 15h no dia 28/03.

A assembleia será na entrada do turno de trabalho, com votação em urna. Não deixe de participar, vamos aprovar a nossa pauta de reivindicação da Campanha Salarial.

Veja o modelo da cédula:




Cartas do Zé Protesto

“Zé, os trabalhadores que pegam o SV02 (Náutica), receberam um conselho, no mínimo, inusitado. Como em dia de chuva alaga tudo e o ônibus não faz a linha no bairro, o chefe mandou o pessoal ir de bermuda no meio da água para pegar o coletivo.”

- Tem gente sem noção mesmo. Quer dizer que o ônibus não pode entrar na água suja. Agora, o trabalhador pode.

+ boletins