O Metalúrgico #461

07 de abril de 2017

Índice:

-Mais um acidente, mais um desrespeito da direção da Usiminas;
-A luta na Campanha Salarial também é por melhores condições de trabalho;
-Salário minguado e desconto atrás de desconto;
-Falta ventilação nas áreas e até no banheiro;
-Amoi tenta de tudo para dar calote nos salários dos trabalhadores;
-Cartas do Zé Protesto;



Mais um acidente, mais um desrespeito da direção da Usiminas

No domingo, dia 02, mais um acidente aconteceu por causa das péssimas condições de trabalho. Dessa vez no setor de Embalagem de Bobinas. Esse é um dos setores que o Sindicato já tinha denunciado a pressão das chefias que exigem dobras, antecipações e obriga os trabalhadores a trabalhar em dias de folga.

Uma chapa que iria para o miolo da bobina atingiu o rosto do trabalhador e a consequência disso foram 5 pontos na face. O companheiro foi levado pra casa no dia do acidente, mas já no dia seguinte foi obrigado a vir trabalhar com o rosto inchado.

A direção da Usiminas novamente desrespeita os trabalhadores tentando esconder o acidente e tendo a cara de pau de classificar o que aconteceu como apenas um atendimento ambulatorial.



A luta na Campanha Salarial também é por melhores condições de trabalho

Para combater as péssimas condições de trabalho que provocam os acidentes e as doenças, é preciso lutar. E nessa Campanha Salarial a pauta de reivindicações, além do aumento salarial, também exige melhores condições de trabalho e a ampliação dos diretos para proteger a saúde e a vida dos trabalhadores.

A direção da Usiminas, através das chefias, tentou atrapalhar a aprovação de nossa pauta de reivindicação, mas não conseguiu.

A grande maioria dos trabalhadores participou da assembleia e aprovou a pauta da Campanha Salarial. Agora vamos ampliar a mobilização para combater a enrolação da Usiminas e sua tentativa de dar calote nos direitos dos trabalhadores.

A produção aumenta a cada dia através da intensificação do trabalho imposta pela Usiminas, os próprios dados da direção da usina mostram as metas sendo superadas.


Não garante condições de trabalho e ainda quer esconder a situação de risco que expõe os trabalhadores: isso é a Usiminas

As condições de trabalho dentro da Usiminas só pioram. Sucatearam as áreas e a situação expõe os trabalhadores à riscos de acidentes e adoecimento. A direção da Usiminas sabe disso e tenta esconder.

A última da chefia é soltar um comunicado dizendo que não são permitidas a divulgação de fotos das áreas operacionais. Fazem isso para tentar parar com as denúncias. Mas não vão conseguir, pois o Sindicato vai continuar a denunciar as péssimas condições de trabalho que colocam a saúde e a vida dos trabalhadores em risco.


Contra as péssimas condições de trabalho, pela reposição das perdas e por aumento salarial, vamos à luta!



Salário minguado e desconto atrás de desconto

A Usiminas abocanhou o reajuste de 2015, impôs uma merreca de reajuste para 2015/2016 e para piorar ainda mais, impõe um monte de descontos de uma só vez. E dessa forma virou rotina o tal de saldo devedor nos contra-cheques.

Quem retorna das férias sabe bem o que é isso, mesmo depois de um mês do retorno, o saldo continua devedor. É um desconto atrás do outro.

O Plano de Saúde é outra bola de neve de descontos. Além do serviço está cada vez pior, com a rede de credenciados menor e a lista desatualizada, na hora da cobrança vem tudo de uma vez.

Os consultórios, hospitais, laboratórios juntam todas as cobranças e repassam para o plano que desconta de uma vez só dos trabalhadores. E assim a conta vem gigante porque acumulou todos os procedimentos e exames que o trabalhador fez num determinado período, comprometendo o salário daquele mês.

Mas os descontos com plano saúde (mensalidade mais despesas médicas) não podem ser superiores a 30% do salário, então, se descontaram mais do que isso do seu salário, entre em contato imediatamente com o Sindicato.



Falta ventilação nas áreas e até no banheiro

Dentro do almoxarifado, na área onde fazem a separação do material que será entregue para as outras áreas da usina não tem refrigeração nenhuma. É um calor insuportável e os trabalhadores não têm as mínimas condições de trabalho.

E no LTQ2, no prédio do suporte onde são realizados os treinamentos, os únicos banheiros disponíveis para quem está em treinamento são os banheiros que ficam dentro de um pequeno vestiário do pessoal do suporte técnico e manutenção.



Amoi tenta de tudo para dar calote nos salários dos trabalhadores

Sindicato segue com a ação judicial exigindo o respeito à data-base e o reajuste salarial A direção da Amoi não compareceu à audiência sobre o dissídio da Campanha Salarial alegando que não foi comunicada. O Sindicato esteve presente junto com o corpo jurídico.

Nessa semana a empresa começou a passar uma lista na área obrigando os trabalhadores a assinarem, onde está escrito que a empresa só vai pagar abono, ou seja, querem dar calote no reajuste salarial. Essa lista não tem validade nenhuma e vamos denunciar mais essa pressão da Amoi contra os trabalhadores.

O processo exigindo o pagamento integral das perdas salariais, retroativo ao mês da data-base, que é novembro segue. E vamos denunciar mais essa tentativa da Amoi em dar calote nos salários dos trabalhadores com essa lista fajuta.

A audiência está marcada para hoje, dia 07, às 10h.



Cartas do Zé Protesto

“Zé, no dia 03 de abril (segunda-feira) na saída do Adm, vários trabalhadores que estavam no ônibus PG08 foram obrigados a retirar tudo da bolsa na baia para revista. A além do desrespeito durante a jornada, na hora da saída é mais humilhação”.

– A Usiminas trata os trabalhadores como se fossem ladrões, mas quem abocanhou o salário de 2015? Quem não paga os devidos adicionais? Quem deu calote na PLR novamente? Enquanto os trabalhadores trabalham, os acionistas fazem a festa tomando o que é do trabalhador”.


+ boletins