O Metalúrgico #550

15 de fevereiro de 2019

Índice:

-Chegou o momento de reafirmar o Sindicato como instrumento de luta e defesa dos trabalhadores;
-Não foi fatalidade. Foi mais um crime provocado pela ganância de quem tem muito contra quem quase nada tem;
-Duas semanas de tragédias provocadas pelo Capital;
-Irregularidades atrasam pagamento dos salários na SELV;



Chegou o momento de reafirmar o Sindicato como instrumento de luta e defesa dos trabalhadores

Assembleia geral dos trabalhadores define Comissão Eleitoral para eleição do Sindicato


No sábado passado, dia 09 de fevereiro, aconteceu assembleia geral para definir a Comissão Eleitoral responsável por organizar as eleições do Sindicato nesse ano.


Participaram da assembleia trabalhadores efetivos na Usiminas, nas empresas metalúrgicas e aposentados e por unanimidade elegeram os companheiros Claudio Bezerra Omena, Luiz Carlos Quintino e Franklin Moutinho Rodrigues para a Comissão Eleitoral.


Chegou o momento de novamente reafirmamos que o Sindicato é do trabalhador e pra lutar, chegou a hora de defender que o Sindicato continue a ser o instrumento de luta da categoria em defesa dos direitos, por salários e melhores condições de trabalho.


Nesse Boletim publicamos o edital de convocação das eleições em que consta a data da eleição que vai ocorrer nos dias 02, 03, 04 e 05 de abril de 2019, também os prazos para a inscrição de chapas e os horários de votação.


Vamos juntos participar de mais esse importante momento da categoria.


Eleições Sindicais 2019




Não foi fatalidade. Foi mais um crime provocado pela ganância de quem tem muito contra quem quase nada tem

Foi isso que matou os meninos no alojamento do Flamengo no Rio de Janeiro


Os meninos pobres foram jogados num container cheio de gambiarras elétricas enquanto muito próximo dali o Flamengo construiu um luxuoso alojamento em que os pobres meninos, ricos de talento sonhavam em entrar.


Meninos de 14, 15, 16 anos, foram mortos numa tragédia que poderia ter sido evitada, não fosse o esporte mais uma mercadoria rentável para o Capital. O esporte foi transformado em mais uma fonte de riqueza, onde meninos que começam a arte de jogar nos campinhos de várzea nos grotões da pobreza, são transformados em mercadoria rentável para a indústria do futebol.


A maioria dos meninos que morreu no Ninho do Urubu, alojamento do Flamengo, no Rio de Janeiro vinha de várias regiões do país e além de buscar a realização de um sonho, buscavam uma vida melhor não  só para si, mas para os seus.


Só quem vive a dura realidade da classe trabalhadora, sabe o que significa para um menino ter tanta alegria em poder com seu treinamento/trabalho pagar o aluguel de sua avó. Isso não significa nada para quem se farta nas negociatas do mundo dos negócios do futebol.


O local onde estavam os meninos nem constava no projeto do Flamengo aprovado pela área de licenciamento e nos últimos anos foram mais de 30 autos de infração, além de pedidos de interdição. O alvará de funcionamento não foi concedido, pois a direção do Flamengo não apresentou até hoje o certificado do Corpo de Bombeiros para o funcionamento.


Descaso no cuidado com os meninos e atenção nos negócios fez do Flamengo um dos times mais ricos do país faturando mais de R$600 milhões até o final do segundo semestre de 2018.


Para o Capital, um jogador de futebol é mais uma mercadoria à ser vendida. Os meninos enquanto estão na categoria de base recebem pouco mais de um salário mínimo e vivem na maioria das vezes em condições precárias como as que se escancararam no Centro de Treinamento do Flamengo.


Depois serão “vendidos” pelos Clubes em cifras milionárias, numa carreira curta que vai garantir muito o lucro para a indústria do esporte.


Assistir uma partida de futebol, torcer por um time estão entre as alegrias das poucas horas de descanso da classe trabalhadora e também esses espaços são transformados em mercadoria pelo Capital.


Os meninos que estavam buscando o sonho possível nessa sociedade dividida em classes, foram mortos pela negligência de quem lucra com o esporte e pela conivência dos governos.



Duas semanas de tragédias provocadas pelo Capital

A Vale matou em Brumadinho, a indústria do esporte matou os meninos no CT do Flamengo, o descaso e a repressão estatal mataram no Rio de Janeiro nas enchentes e na invasão dos morros. Todas essas mortes não são fatalidades ou obras do destino, todas essas mortes seriam evitadas se a escolha fosse a vida e não o lucro.


Não vamos esquecer e nem perdoar, está mais do na hora de vingar nossos mortos fortalecendo a luta do conjunto daqueles que sofrem no dia a dia a opressão e a exploração.



Irregularidades atrasam pagamento dos salários na SELV

Os trabalhadores da Selv mais uma vez estão com os salários atrasados e não está sendo depositado o Fundo de Garantia há a mais de 2 anos. A direção da Usiminas e o gestor do contrato, estão sendo coniventes com este calote que vem sendo dado nos trabalhadores. Já foi cobrado a direção da Usiminas desde sexta-feira através da relações trabalhista.

+ boletins