O Metalúrgico #548

06 de fevereiro de 2019

Índice:

-Patrões, com o apoio do governo, tentam avançar ainda mais contra os direitos;
-Mais uma morte dentro da Usiminas;
-No próximo sábado, dia 09/02, tem assembleia no Sindicato;
-Prepare-se: vai ter início a Campanha Salarial 2019;
-Zé Protesto;



Patrões, com o apoio do governo, tentam avançar ainda mais contra os direitos

As medidas anunciadas pelo governo Bolsonaro escancaram que esse governo quer ajudar os patrões a acabar com os direitos e diminuir ainda mais os salários.


Querem aprofundar a reforma trabalhista o que significa garantir mais condições para os patrões reduzir os salários, retirar direitos e continuar com a demitir.


Junto com isso querem uma reforma da Previdência que aumente a idade para aposentadoria, arranque os benefícios previdenciários dos mais pobres, além de entregar a Previdência para os banqueiros.


O anúncio da GM no Brasil é mais um exemplo de que os patrões querem passar por cima dos direitos


O que a GM está tentando fazer no Brasil, mostra para que serve a reforma trabalhista dos patrões, veja: a GM continua em primeiro lugar entre as montadoras que mais lucram no país, mas a ordem da matriz nos EUA é arrancar ainda mais dos trabalhadores.


A direção da empresa apresentou para os Sindicatos um pacote de 28 medidas que quer impor contra os trabalhadores, entre elas estão: a terceirização da produção, redução do piso salarial e congelamento dos reajustes salarias, redução do adicional noturno, o fim da estabilidade para os trabalhadores que são vítimas de doença e acidentes provocados pelo trabalho, o aumento da jornada de trabalho.


Retiram direitos e matam. As mortes e a destruição provocadas pela mineradora Vale é mais um exemplo disso


A Vale foi privatizada por FHC/PSDB em 1997. O resultado disso foi muito lucro para os acionistas e a piora das condições de trabalho para os trabalhadores. Os governos do PT abaixaram a cabeça para os interesses da empresa e o governo Bolsonaro quer mais reformas para retirar direitos, menos fiscalização das condições de trabalho e afrouxar ainda mais as licenças ambientais.


O que aconteceu em Brumadinho/MG foi um crime cometido mais uma vez pelos patrões


A lama da Vale matou centenas de trabalhadores, arrasou a cidade, destruiu recursos naturais. A escolha da direção da empresa é garantir cada vez mais lucros passando por cima dos direitos e da vida.


Em defesa da vida e dos direitos para os trabalhadores, não tem outro caminho que não seja lutar


É hora de transformar a dor e indignação em movimento, para defender os direitos e vida não tem outro caminho que não seja a luta do conjunto da classe trabalhadora.



Mais uma morte dentro da Usiminas

Trabalhador morreu durante a jornada de trabalho


Usiminas e suas terceirizadas impõem condições cada vez piores de trabalho, ritmo alucinante de trabalho, jornadas cada vez mais intensas, nenhuma proteção à saúde e a vida dos trabalhadores.


Um trabalhador de 58 anos, que trabalhava na movimentação de coque para a empresa Petrocoque no Porto da usina, morreu na madrugada de sexta-feira, (31/01) vítima de infarto fulminante.


Mais um trabalhador que morre trabalhando, enquanto os patrões seguem buscando mais formas de explorar, arrancar direitos e piorar as condições de trabalho.


Essa situação só vai mudar com o avanço da nossa luta, uma luta que além de exigir os direitos e melhores condições de trabalho, é uma luta em defesa da vida.



No próximo sábado, dia 09/02, tem assembleia no Sindicato

Os metalúrgicos sindicalizados vão definir a Comissão Eleitoral que vai coordenar as eleições do Sindicato


No próximo sábado, dia 09, às 9h30 tem assembleia no Sindicato para eleger a Comissão Eleitoral que vai coordenar as eleições sindicais que acontecem esse ano.


Esse é mais um momento importante da categoria, em que os metalúrgicos que são sócios do Sindicato vão eleger os responsáveis por organizar a eleição.


É hora de reafirmar que o Sindicato é o instrumento de luta e organização dos trabalhadores para enfrentar os ataques dos patrões e seus governos.


Quem participa da assembleia são os trabalhadores sócios do Sindicato. Então você que é sindicalizado se organize para participar, vamos juntos manter o Sindicato como instrumento de luta e defesa dos trabalhadores.


ASSEMBLEIA

Dia 09/02/2019 às 9h30

Local: Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias- Santos



Prepare-se: vai ter início a Campanha Salarial 2019

A situação do trabalhador o Brasil não está nada fácil. Demissões, salário arrochado, desrespeito, atraso de pagamentos, perda de direitos, entre outros ataques dos patrões e governos.


Este ano, o trabalhador metalúrgico, que tem data base em abril, precisa acreditar na sua organização e mobilização participando das chamadas do Sindicato.


Fique atento, em breve o Sindicato estará convocando os companheiros para assembleia de elaboração da pauta de reivindicações que será encaminhada para sindicato patronal.



Zé Protesto

“Zé, quem trabalha na segurança patrimonial está penando até no trajeto para o trabalho, as vans não têm ar condicionado e nesses dias quentes, vira um forno.”

- E isso só vai mudar, com mobilização, denunciar o que está acontecendo e se colocar em movimento.

+ boletins