O Metalúrgico #554

27 de março de 2019




Índice:

-Atenção: Dias 28 e 29 de março tem assembleia da Campanha Salarial para aprovação da pauta;



Atenção: Dias 28 e 29 de março tem assembleia da Campanha Salarial para aprovação da pauta

Na Campanha Salarial deste ano, além do aumento salarial, também vamos exigir avanço dos direitos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). São várias as reivindicações para garantir melhores condições de trabalho e a proteção aos trabalhadores vítimas de acidentes e doenças provocadas pelo trabalho.


Entre as reivindicações, também está a inclusão da cláusula que garante estabilidade no emprego até a aposentadoria para todo trabalhador que foi vítima de acidente de trabalho que tenha deixado sequela permanente.


Outra reivindicação importante que temos colocado à cada Campanha Salarial, quando discutimos o acordo coletivo, é a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim do banco de horas que só serve para aumentar ainda mais os riscos de acidentes e doenças, além de ser mais uma forma da Usiminas dar calote nos trabalhadores no pagamento das horas.


Confira algumas das reivindicações que estão na pauta:


- Reajuste salarial: reposição das perdas acumuladas medidas pelo INPC + Produtividade dos últimos 05 anos;


- Piso Salarial de acordo com o DIEESE;


- Vale Alimentação;


- Férias em dobro;


- Garantia pré-aposentadoria;


- Licença maternidade de 180 dias.


A pauta completa pode ser consultada aqui, e também com os diretores do sindicato na área.


Participe da assembleia de aprovação da pauta de reivindicações e vamos juntos fortalecer a luta por aumento salarial e direitos


Nesse ano, a assembleia para aprovação da pauta vai acontecer na portaria da Usiminas nas entradas dos turnos, através da votação em cédula na urna. E, como já decidimos juntos com o conjunto da categoria, não adianta a direção da usina com seus capachos tentar pressionar para ter assembleia com proposta rebaixada.


As assembleias que vamos realizar durante a Campanha Salarial serão para organizarmos nossa mobilização e avaliarmos propostas que não arrochem ainda mais os salários e ataquem os direitos.


Veja os horários da assembleia e participe! Vamos aprovar a nossa pauta de reivindicação e ampliar a luta exigindo aumento salarial!


Dia 28/03 (5ª feira) - 22h (turno zero hora)

Dia 29/03 (6ª feira) - 06h (turno das 7h)

Dia 29/03 (6ª feira) - 07h (turno Adm)

Dia 29/03 (6ª feira) - 14h (turno das 15h)

+ boletins