O Metalúrgico #560

16 de maio de 2019

Índice:

-Trabalhadores participam de manifestação contra a Reforma da Previdência e cortes na educação;
-Dia 14 de junho é Greve Geral;
-Bolsonaro ameaça acabar com 90% das Normas Regulamentadoras, a NR’s;
-TRABALHADOR(A) NÃO DEIXE SE ENGANAR, A REFORMA SÓ TRAZ PREJUÍZO PRA VOCÊ.;
-Recado do Zé Protesto;



Trabalhadores participam de manifestação contra a Reforma da Previdência e cortes na educação

A manifestação também reafirmou o cumprimento da Tabela Salarial elaborada pelos sindicatos dos Metalúrgicos, dos Petroleiros, da Construção Civil e Comissão de Desempregados de Cubatão para novos contratos na Petrobras.


No último dia 15, uma grande e importante mobilização atrasou a entrada dos petroleiros da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e UTE Euzébio Rocha, em Cubatão (SP), e da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba.


A categoria se uniu à greve nacional da educação, incorporando também a defesa das refinarias, que estão sob ameaça de privatização, e da previdência pública, que sofre o risco de desmonte a partir da reforma proposta pelo governo Bolsonaro.


Os atos nas unidades da Petrobrás, envolvendo petroleiros diretos e terceirizados, teve como uma das principais marcas a forte unidade entre as mais diversas categorias. Na RPBC, participaram da mobilização dirigentes e trabalhadores metalúrgicos, Comissão de Desempregados, construção civil, Frente Sindical Classista, professores, servidores públicos municipais e estaduais, além de ativistas de diversas organizações.


Na UTGCA, também teve unidade com trabalhadores de outros setores. Se integraram à paralisação professores e estudantes que compõem o Fórum e o Comitê de Resistência da região.


TABELA SALARIAL - Outro assunto destacado na manifestação foi sobre a Tabela Salarial elaborada pelos sindicatos dos Metalúrgicos, Petroleiros, Construção Civil e Comissão de Desempregados de Cubatão e que deve ser cumprida a risca por empresas que forem contratadas pela Petrobras/Transpetro.



Dia 14 de junho é Greve Geral

A manifestação realizada no dia 15 de maio serviu como um grande “esquenta” para a Greve Geral de todas as categorias, convocada para 14 de junho (sexta-feira), por sindicatos e pelas centrais sindicais contra os ataques do (des)governo Bolsonaro aos trabalhadores com a Reforma da Previdência.


O objetivo é que sejam paralisados todos os locais de trabalho, escolas, comércio, bancos e a circulação de mercadorias em todo Brasil.


A participação da classe trabalhadora é imprescindível na defesa dos seus direitos!


Data: 14/06/19



Bolsonaro ameaça acabar com 90% das Normas Regulamentadoras, a NR’s

As NR’s regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador


O presidente Bolsonaro anunciou que reduzirá 90% das Normas Regulamentadoras, as NR’s que garantem trabalho seguro e sadio, prevenindo doenças e acidentes.


Mais uma vez Bolsonaro mostra o compromisso com o empresariado argumentando que os custos são absurdos para as empresas em função das normas.


A NR 12 que trata da manutenção de máquinas e equipamentos, será a primeira a ser revista. Ela abrange desde o maquinário mais simples de uma padaria até equipamentos pesados de uma siderúrgica. Essas mudanças liberam os patrões de várias exigências de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores.


O Brasil ocupa o 4º lugar em acidentes do trabalho, com uma média de 700 mil registros por ano e, depois do anúncio do presidente, segue para ser campeão mundial de acidentes no ambiente de trabalho.


Os acidentes com máquinas continuam amputando mãos, dedos, ceifando vidas. Se diminuir ainda mais a abrangência e exigência vai ser caos, um crime, em troca de garantir mais produtividade, mais lucro a custa, literalmente, do sangue dos trabalhadores.


Por isso, é necessária a participação de todos os trabalhadores organizados na luta e juntos com o sindicato, para dar um basta aos ataques do capital contra a classe trabalhadora.



TRABALHADOR(A) NÃO DEIXE SE ENGANAR, A REFORMA SÓ TRAZ PREJUÍZO PRA VOCÊ.

A Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro é mais um ataque direto aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Ela beneficia os interesses dos banqueiros, latifundiários, empresários, políticos, ou seja, a elite que domina o país. Caso a atual proposta seja aprovada, os trabalhadores não conseguirão se aposentar e perderão muito com o rebaixamento dos salários, inclusive os aposentados. Vá à luta contra mais esse ataque.



Recado do Zé Protesto

“Ser sócio ou não do Sindicato é uma decisão que cabe à você. É um direito garantido depois de muitas lutas.


Conquistas e direitos não caem do céu. Quando você opta por ser sócio, você fortalece a luta participando das ações que asseguram seus direitos.


Procure se informar das vantagens de ser associado ao Sindicato.


Fique forte, fique sócio!”

+ boletins