O Metalúrgico #567

05 de julho de 2019

Índice:

-Enquanto distribui milhões para os acionistas, Usiminas foge de pagar o que deve aos trabalhadores;
-Não vamos aceitar nenhuma redução de direitos;
-Diretoria eleita pelos trabalhadores tomou posse dia 1º de julho;
-Mais riscos de acidente da área do porto;
-Cartas do Zé Protesto;



Enquanto distribui milhões para os acionistas, Usiminas foge de pagar o que deve aos trabalhadores

Como informamos no Boletim do Sindicato da semana passada, a direção da Usiminas quer atacar direitos que foram garantidos através de muita luta e foge de pagar o que deve aos trabalhadores.


Os representantes da empresa marcaram a próxima reunião para discutir a pauta de reivindicação para o próximo dia 10 (quarta-feira). Enquanto foge de pagar o que deve aos trabalhadores, a direção da empresa vai distribuir mais de R$ 11 milhões para seus acionistas.


Na mesma semana em que apresentou sua proposta de reduzir direitos, aumentar o banco de horas, acabar com o pagamento de horas extras, reduzir o adicional noturno, acabar com a estabilidade pré-aposentadoria, entre outros ataques, foi divulgado na imprensa que a Usiminas irá distribuir R$11,3 milhões em juros sobre seu capital próprio para os acionistas.



Não vamos aceitar nenhuma redução de direitos

Vamos à luta em defesa dos direitos, pela reposição das perdas e aumento salarial


Os salários cobrem cada vez menos, as nossas despesas, pois tudo que temos que pagar sobe muito mais, comida, contas de água e luz, material escolar, aluguel têm reajustes muito maior que o INPC, índice que mede as perdas salariais.


Contra o arrocho salarial, a tentativa de retirada de direitos não tem outro caminho que não seja a nossa luta. Por isso participar das assembleias na portaria, colocar a indignação contra o desrespeito da Usiminas em movimento é um importante passo para fortalecer a nossa luta.



Diretoria eleita pelos trabalhadores tomou posse dia 1º de julho

Juntos com os metalúrgicos e o conjunto da classe trabalhadora fortalecer a luta contra os ataques dos patrões e dos governos Juntos com os metalúrgicos e o conjunto da classe trabalhadora fortalecer a luta contra os ataques dos patrões e dos governos

No dia 1º de julho, tomou posse a Chapa da Intersindical, eleita pela categoria na eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos e região que ocorreu em abril desse ano. A diretoria eleita é formada por companheiros que trabalham na Usiminas, nas empresas metalúrgicas e também por trabalhadores aposentados. Juntos, companheiros que já estavam na direção anterior e mais trabalhadores que vêm se somar em nossa luta. O conjunto da categoria novamente se colocou em movimento para manter o Sindicato na trincheira de luta e defesa da classe trabalhadora e nosso compromisso é continuar a luta em defesa dos direitos, por emprego, por melhores condições de trabalho e juntos com a Intersindical contribuirmos para o avanço da luta da classe trabalhadora contra os ataques dos patrões e dos governos.



Mais riscos de acidente da área do porto

A área do costado do Porto está cheia de buracos, com vários pontos de isolamento e os motoristas são obrigados a desviar e fazer várias manobras naquela área.


A área é um verdadeiro campo minado e a direção da Usiminas ao invés de resolver o problema, prefere só colocar cones e faixas de isolamento, deixando o tráfego mais perigoso.


Esse é mais um exemplo de que a Usiminas não está nem aí com a saúde e a vida dos trabalhadores. Ela só está interessada em garantir seus lucros.



Cartas do Zé Protesto

“Zé, no vestiário da Laminação à frio tem goteiras pra tudo que é lado, tem acumulo de água e na escada já tem até limo.”

- Veja só, os riscos de acidentes estão por toda parte dentro da usina, seja na área da produção e até nos vestiários. Tudo isso é responsabilidade da Usiminas que não está nem aí em garantir condições seguras de trabalho. Só está interessada em encher os bolsos dos acionistas de lucros.


--

“Zé, a VIX contratou motoristas para dirigir tratores e também transferiu outros dos caminhões, mas mal teve treinamento para todos os trabalhadores.”

- Veja só, os riscos de acidentes estão por toda parte dentro da usina, seja na área da produção e até nos vestiários. Tudo isso é responsabilidade da Usiminas que não está nem aí em garantir condições seguras de trabalho. Só está interessada em encher os bolsos dos acionistas de lucros. O Sindicato fez mais uma denúncia na Ouvidoria Municipal de Saúde de Cubatão em relação a esses vestiários na usina.

+ boletins