O Metalúrgico #678

27 de junho de 2022

Índice:

-Não adianta fazer pesquisa, os trabalhadores juntos com o Sindicato já decidiram: É aumento salarial pra valer e aumento do Vale-Refeição;
-Hoje, dia 27, tem assembleia de Prestação de Contas;
-Condições de trabalho no porto continuam colocando a saúde dos trabalhadores em risco;
-Trabalhadores na Usiminas em Taubaté fazem paralisação de uma hora exigindo melhores condições de trabalho;
-SER SÓCIO DO SINDICATO É UM DIREITO SEU, SER SÓCIO DO SINDICATO É UM PASSO MUITO IMPORTANTE PARA FORTALECER A LUTA EM DEFESA DOS SEUS DIREITOS;
-Zé Protesto;



Não adianta fazer pesquisa, os trabalhadores juntos com o Sindicato já decidiram: É aumento salarial pra valer e aumento do Vale-Refeição

Depois da reunião em que os representantes da empresa apresentaram a proposta absurda de arrochar ainda mais os salários, a direção da usina colocou os supervisores para fazer uma tal de pesquisa para saber o que os trabalhadores querem.


Esse é mais um desrespeito da Usiminas, pois a direção da empresa sabe muito bem que a primeira proposta que foi reprovada por mais de 80% é grande NÃO dos trabalhadores para o arrocho salarial, para a carestia que só aumentam.


Os trabalhadores sabem muito bem o quanto de lucro foi produzido através de seu trabalho e enquanto os acionistas ficam mais ricos, para o trabalhador está cada vez mais difícil colocar comida na mesa.


O preço da gasolina aumentou novamente na semana passada e quem conseguiu ir ao mercado já viu que tudo que básico na alimentação, aumentou mais uma vez.


É preciso repor as perdas e pagar aumento salarial


Pagar apenas as perdas medidas pelo INPC não adianta, o arrocho salarial vai continuar pois tudo que temos que pagar é reajustado por índices muito maiores, é preciso ter aumento salarial pra valer.


O V.A. no valor que está não garante a alimentação


O básico da alimentação, leite, café, arroz, verduras, legumes e o que falar da carne? Tudo sobe e muito a cada semana, ou seja, o carrinho de compras já faz tempo que virou uma cestinha.


Usiminas insiste no arrocho salarial. Nossa resposta é ampliar a mobilização Já


Na quarta-feira, dia 22, pela manhã, os representantes da Usiminas tiveram a cara de pau de apresentar a mesma proposta que, além de não garantir aumento salarial, o que aumenta é o arrocho salarial e no Vale Alimentação a proposta é pagar a merreca de R$50,00.


O Sindicato novamente disse NÃO para essa proposta absurda e já na quarta-feira começamos a mobilização a partir do turno da zero hora, com uma manifestação organizada pelo Sindicato na portaria da Usiminas contra mais uma tentativa da empresa de arrochar ainda mais os salários.


A manifestação atrasou a entrada e contou com a firme participação de todos os trabalhadores efetivos na usina e nas contratadas. É assim, lutando que vamos garantir:

- Reposição das perdas e aumento salarial pra valer

- Aumento do Vale Alimentação

- Manutenção e ampliação dos direitos


Na próxima segunda-feira, dia 27, tem mais uma reunião e se não tiver proposta pra valer, a nossa assembleia será para decidir O ESTADO DE GREVE.



Hoje, dia 27, tem assembleia de Prestação de Contas

O Sindicato convoca todos os associados(as) em dia com a mensalidade, à participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA de Prestação de Contas e Previsão Orçamentária. Será apresentado o balanço do exercício de 2021/2022 de receitas auferidas pela entidade e despesas, além de investimentos em prol da categoria.


A assembleia que tem caráter deliberativo, acontece nesta segunda-feira, dia 27, com primeira chamada às 18h. e segunda chamada às 18h30, na subsede do Sindicato, em Santos, na Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias.


Participe do seu Sindicato.



Condições de trabalho no porto continuam colocando a saúde dos trabalhadores em risco

As condições de trabalho no Porto só pioram. Com apenas uma embarcação e que está muito precária para fazer o monitoramento do canal de Piaçaguera por onde chegam os navios, os trabalhadores ficam expostos à chuva e sol, não há nenhuma proteção.


Já faz mais de um mês que a embarcação que tem cabine foi levada para reparo e até agora nada de voltar, essa é a tal da cabine que a Usiminas pagou R$500 mil.


Além disso, se houver risco de vazamento durante o abastecimento do navio, não terá como conter porque essa embarcação não consegue puxar a barreira de contenção, ou seja, as condições de trabalho impostas pela direção da usina colocam a saúde dos trabalhadores em risco e também pode causar um acidente ambiental.


E os vestiários?


O problema continua: é um desrespeito atrás do outro, o box dos chuveiros não tem ralos, os armários estão no meio dos corredores e alguns em frente a um painel energizado. Enquanto os trabalhadores correm risco de serem vítimas de acidente de trabalho até nos vestiários, as chefias têm vestiário separado e em condições de uso.


Até andar no Porto é perigoso


A mando das chefias foi feita uma gambiarra que expôs os trabalhadores a mais risco, porque foi instalada uma bomba sapo há mais de dois meses na calçada da avenida da “âncora”, ao lado do porto e por isso os trabalhadores são obrigados a andar pela rua junto aos carros e caminhões.


As chefias, a mando da direção da usina, estão obrigando os trabalhadores a participarem dos grupos de Whatsapp da empresa


Mais do que as gerências e as chefias terem planos de telefone e internet pagos pela Usiminas e obrigarem os trabalhadores usarem seu plano particular de internet para acessar os grupos de mensagens montados pela empresa, a gravidade está em tentar manter o trabalhador tendo que acessar as mensagens o tempo todo. Ou seja, é um desrespeito ao devido descanso do trabalhador após a intensa e extensa jornada de trabalho, é mais uma forma de pressão e assédio.


A direção da empresa e seus chefetes não podem obrigar ninguém a ficar nesses grupos de whatsapp. Se você foi pressionado, denuncie imediatamente para o Sindicato. O sigilo da denúncia está garantido.



Trabalhadores na Usiminas em Taubaté fazem paralisação de uma hora exigindo melhores condições de trabalho

Nessa semana os trabalhadores na usina na planta de Taubaté pararam por uma hora em protesto contra as péssimas condições de trabalho e o desrespeito aos direitos impostos pela direção da Usiminas. Mais um exemplo, que é lutando que garantimos nossas reivindicações.



SER SÓCIO DO SINDICATO É UM DIREITO SEU, SER SÓCIO DO SINDICATO É UM PASSO MUITO IMPORTANTE PARA FORTALECER A LUTA EM DEFESA DOS SEUS DIREITOS

Nesses tempos de ataques ainda maiores dos patrões e dos governos à classe trabalhadora ficou muito mais claro ver a importância de ter um Sindicato que não abaixa a cabeça para patrão e para governos e que organiza a luta nos locais de trabalho e nas ruas por melhores condições de trabalho, salários e direitos.


Se você ainda não é sócio, preencha a ficha de sindicalização abaixo e a entregue para os diretores do Sindicato na área ou na portaria da usina durante as assembleias e panfletagens ou vá até o Sindicato.



Zé Protesto

“Zé, na Vix tem um líder lambe-botas que está colocando a saúde dos trabalhadores em risco. Esse chefete obrigou um trabalhador que tinha acabado de ser medicado no CSO e precisava de repouso, a voltar ao trabalho.”

- Isso é a Usiminas e suas empreiteiras, colocam os chefetes para pressionar ainda mais os trabalhadores por mais produção e os lambe botas também colocam a saúde dos trabalhadores em risco. Já falei que isso só vai mudar com o fortalecimento da nossa luta.

+ boletins