O Metalúrgico #691

10 de outubro de 2022

Índice:

-Trabalhador só garante direitos e amplia conquistas quando se organiza no Sindicato;
-Em Cubatão tem patrão se fingindo de morto quando o assunto são direitos;
-Inscrições abertas para a Cipa;
-Sindicato entra com ação de enquadramento sindical;
-Ser sindicalizado é um direito seu;
-É em defesa dos direitos. Dos seus direitos e de sua família;
-SE ESSE GOVERNO CONTINUAR, A SITUAÇÃO PARA O TRABALHADOR VAI PIORAR;



Trabalhador só garante direitos e amplia conquistas quando se organiza no Sindicato

Várias empresas com data-base em setembro já fecharam acordos. Em todas as negociações salariais os trabalhadores participam. É uma forma transparente de negociar e incentivar a participação dos trabalhadores na luta.


A luta foi grande mas com organização e vontade de lutar para garantir direitos e ampliar as conquistas, algumas conseguiram um pouco mais.


É o caso da MIPE Construção e Montagens onde os trabalhadores tiveram o índice de 13% de reajuste acima do INPC de setembro que foi de 8,83%.


Outras empresas como LIMPIND - Manutenção e Construção (10%) e BODEMEIER com índice de reajuste em média de 15%.


Esse é o resultado dos trabalhadores estarem organizados



Em Cubatão tem patrão se fingindo de morto quando o assunto são direitos

O Sindicato vem recebendo informações de que alguns trabalhadores metalúrgicos terceirizados na área da refinaria em Cubatão, estão sem Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).


O problema é que, enquanto algumas empresas seguem sindicatos que abrangem outras bases, outras sequer seguem alguma entidade representativa.


O Sindicato já está tomando as providências necessárias e, caso você se encontre nesta situação, entre em contato imediatamente com o Sindicato pelo telefone (13) 3226-3577.


Perguntar não ofende: você recebeu a 1ª parcela da PLR vencida em 30/09/2022? Não? Ligue: 3226-3577



Inscrições abertas para a Cipa

Estão abertas as inscrições na ELEVATEC para eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, que é regida pela Lei 6514 e regulamentada pela NR5 do Ministério do Trabalho.


A Cipa é um instrumento de luta importante dos trabalhadores. Ela tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores.


A eleição para escolha dos membros representantes dos trabalhadores acontece no dia 05 de dezembro, às 16h, no local de trabalho.


Os interessados em participar da eleição devem se inscrever entre os dias 03/11/2022 e 14/11/2022 no Departamento Pessoal na empresa.


ATLAS SCHINDLER


No próximo dia 20 (quinta-feira), a empresa abre inscrições para a CIPA na sede de Guarujá se encerrando no dia 03/11/2022. A eleição acontece no dia 08 de novembro, com início às 7h30 na empresa.


IMPORTANTE


Participe, é um direito seu garantido por lei. Dúvidas ou sugestões entre em contato com o Sindicato: 3226-3577.



Sindicato entra com ação de enquadramento sindical

O Sindicato está sempre empenhado na organização das lutas da categoria. Desde 2020 tentamos contato com a empresa CALDEFI - Calderaria e Montagens que presta serviços na área portuária na Baixada Santista com o objetivo da regularização do Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores garantindo direitos. Só que a empresa nunca deu um retorno.


Diante do descaso da empresa, o Sindicato entrou com uma ação por descumprimento da Convenção Coletiva. Logo depois a empresa apareceu com outro sindicato.


O processo continua. Qualquer novidade os trabalhadores serão informados. Fique atento!



Ser sindicalizado é um direito seu

Nesses tempos de ataques ainda maiores à classe trabalhadora, ficou muito mais claro ver a importância de ter um Sindicato que não abaixa a cabeça para patrão e para governos e que organiza a luta nos locais de trabalho e nas ruas por melhores condições de trabalho, salários e direitos.


Aqui o metalúrgico associado e seus dependentes também encontram assistência social, jurídica, médico do trabalho, entre outros benefícios.


Se você ainda não é sócio, vá até o Sindicato ou aproveite a oportunidade na hora da Campanha de Sindicalização realizada semanalmente pelo Sindicato ou ligue: 3226-3577.



É em defesa dos direitos. Dos seus direitos e de sua família

No dia 30 de outubro acontece o segundo turno das eleições. Se engana quem acha que votar 13 é apoiar Lula e o PT, votar 13 é preciso para derrotar o atual governo que ataca os direitos dos trabalhadores e os exemplos são muitos veja:


- Bolsonaro fez uma reforma da Previdência que obriga os trabalhadores que estavam perto de se aposentar a trabalhar por mais uma década e muitos vão trabalhar até morrer.


- Bolsonaro já no início da pandemia fez várias medidas que liberaram os patrões para suspender contratos de trabalho, reduzir salários, enfiar goela abaixo o banco de horas e continuar a demitir.


- Ele foi contra a vacina. Atrasou a vacinação em todo país e riu da dor de milhões que sofriam com a morte de mais 680 mil pessoas vítimas da COVID 19 e do descaso do governo.


- O governo alterou as Normas de proteção à saúde do trabalhador. O resultado disso foi o aumento das doenças e acidentes provocados pelo trabalho. Os patrões estão cada vez mais livres das multas e punições por atacar a saúde dos trabalhadores.


- O governo Bolsonaro cortou verbas da Educação. O resultado disso é que nas cidades mais pobres do país muitas crianças que não têm comida em casa, quando chegam na escola só tem bolacha para comer.


- O governo cortou verbas da Saúde que atingiram quem faz tratamento de combate ao câncer e até as verbas da Farmácia Popular foram reduzidas.


- Bolsonaro sempre foi contra o pagamento do auxílio emergencial para quem hoje está desempregado e passando por necessidade. Só voltou a pagar o auxílio que vai acabar em dezembro porque quer se aproveitar do sofrimento de milhões para tentar ganhar votos.



SE ESSE GOVERNO CONTINUAR, A SITUAÇÃO PARA O TRABALHADOR VAI PIORAR

São mais de 40 milhões de desempregados, a carestia aumenta: arroz, feijão, leite, óleo, tudo está mais caro. No prato do trabalhador e de sua família falta comida enquanto os patrões aumentam seus lucros.


É o fim dos direitos trabalhistas


- Bolsonaro quer uma nova forma de contratação, a tal Carteira verde amarela em que os patrões vão poder pagar menos que o salário-mínimo.


- Vai reduzir a multa do FGTS paga ao trabalhador de 40 para 20% e reduzirá também o recolhimento do FGTS de 8 para 2%.


- Vai liberar de vez o trabalho aos domingos. Acaba de vez o dia de descanso do trabalhador.


- Os patrões não precisarão mais pagar a contribuição à Previdência. O trabalhador vai ter que se virar para contribuir com a Previdência, ou seja se conseguir emprego é trabalhar sem a garantia de se aposentar.


- Bolsonaro votou a favor da reforma trabalhista em 2017 e quer ampliar ainda mais os ataques contra os trabalhadores. Será o fim dos direitos que estão na CLT e nas Convenções Coletivas de Trabalho.


DIGA NÃO PARA AS MENTIRAS, DIGA NÃO PARA O FIM DO SEUS DIREITOS


Esse governo que diz respeitar a família e a religião na verdade usa da fé das pessoas para tentar enganar e passar por cima dos direitos da classe trabalhadora e de suas famílias.


Preste muita atenção para não se arrepender: o que está em jogo são os seus direitos e de sua família. É preciso derrotar Bolsonaro e ampliar a luta por direitos, salários e melhores condições de vida e trabalho.

+ boletins