No próximo dia 20 vamos dar o pontapé inicial para a Campanha Salarial 2017 

13/02/17

No próximo dia 20 vamos dar o pontapé inicial para a Campanha Salarial 2017 

O trabalhador sabe que qualquer conquista acontece com muita luta. Nada cai do céu e muito menos o patrão vai oferecer algum benefício porque é bonzinho. E só se conquista um salário decente e melhores condições de trabalho quando existe a organização e a mobilização de todos. A desorganização só beneficia o patrão que deita e rola explorando cada vez mais a força de trabalho.

Hoje a classe trabalhadora vive sob a mira do Governo Temer(PMDB) que promete, com seu pacote de maldades, como o da Previdência por exemplo, que retira direitos adquiridos como muita luta como o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos (homens e mulheres) e a ampliação do tempo de contribuição, de 15 para 25 anos.

O governo alega rombo nas contas da Previdência (que não fomos nós que fizemos), e por isso que jogar o prejuízo no colo dos trabalhadores logo no momento em que todos estão passando por um processo de profunda flexibilização dos direitos sociais e trabalhistas.

O governo propõe também que um trabalhador que contribua mais do que o tempo determinado de aposentadoria, ou vá além da idade mínima a ser definida, receba valor maior do que o previsto para sua faixa, beneficiando quem ficou mais tempo ou entrou mais cedo no mercado de trabalho.

A nova regra apresentada pelo governo federal determina que o brasileiro contribua por 49 anos para ter acesso ao benefício integral. Ele só não viu que nos últimos três anos, menos de 40 mil trabalhadores daqueles que se aposentaram no Brasil, contribuíram durante 40 anos ou mais para a Previdência Social, representando 4,2% de todas as aposentadorias por tempo de serviço concedidas no período, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social.

Se isso se mantiver, um número pequeno de trabalhadores terá acesso a aposentadoria integral segundo as regras propostas na reforma da Previdência.


Campanha Salarial

A Campanha Salarial deste ano não vai ser fácil. Provavelmente mais difícil que a de 2016. Mas não aguentamos mais receber baixos salários enquanto as empresas só se preocupam em aumentar a produção e, consequentemente, seus lucros.

A nossa data-base é 1º de abril. Os trabalhadores precisam estar preparados para começar a escutar aquele papo furado do patrão de que não pode atender nossas reivindicações como “estamos em crise”, “tô no vermelho”, ou seja, o tradicional chororô patronal.

Diante disso, o Sindicato está convocando os trabalhadores em empresas metalúrgicas da região para assembleia onde vamos discutir, elaborar e aprovar a pauta de reivindicações que será encaminhada para o sindicato patronal.

É importante que os trabalhadores compareçam para que seja decidido o melhor para todos.


Assembleia Geral

20 de fevereiro (segunda-feira)

18h30 - Av. Ana Costa, 55

Assunto: Discussão, elaboração e aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial.

Local: Subsede (Av. Ana Costa, 55) - Vila Mathias - Santos/SP - Brasil
Data: 20/02/17
Horário: 18h30

+ notícias