Dá calote nos salários e nos direitos, mas investe em equipamentos para pressionar por mais produção. Isso é a Usiminas

13/04/17

A Usiminas piora as condições de trabalho, não investe em segurança e tenta esconder os acidentes que continuam acontecendo.

Além disso, investe o que retira dos salários dos trabalhadores em equipamentos para ampliar sua pressão por mais produção. Exemplo disso é o que fizeram na entrada da superintendência da Laminação a Frio. Colocaram um placar eletrônico enorme que deve ter custado muito caro, para ficar acompanhando a produção, ou seja, mais uma ferramenta para aumentar a pressão em cima dos trabalhadores.


E são tão caras de pau que manipulam os dados dos acidentes

É conversa pra boi dormir, os dias “sem acidentes”, pois a direção da usina esconde os acidentes, não registra por exemplo quem se acidentou e continuou trabalhando porque foi obrigado pelas chefias.


Mais um acidente e a Usiminas, mais uma vez, nega sua responsabilidade nas condições de trabalho

Na segunda-feira, no turno das 15h, mais um acidente aconteceu por causa das péssimas condições de trabalho. Agora foi na Escarfagem. O escarfador, que retira os defeitos da superfície da placa com um maçarico adaptado, teve ferimentos na perna ao pisar num vão que havia no piso operacional (esteira de escarfagem).

Ele foi levado para o CSO e depois encaminhado para a área novamente. No dia seguinte, já foi obrigado a voltar para a usina para “passar” pelo médico, mesmo mancando. Nesse mesmo dia, o gerente da área convocou uma reunião e teve a audácia de dizer o

seguinte: “a empresa não tem recurso pra arrumar tudo o que precisa e então os trabalhadores que se virem e cuidem um do outro na área”, dizendo ainda que o acidente aconteceu porque não ouve esse cuidado entre os trabalhadores. Ou seja, a empresa impõe péssimas condições de trabalho porque não quer gastar, exige produção, e quando o acidente acontece vem falar que não tem culpa.


Faz coisa errada e depois tenta esconder

Teto caindo, estruturas desabando, riscos de acidentes graves por todos os lados, isso é consequência do que a direção da usina fez na planta de Cubatão. A Usiminas transforma a usina num sucatão e depois quer esconder. E é por isso que estãodivulgando e-mail, colocando na intranet e falando no DDS que é proibido divulgar fotos das áreas.

O Sindicato não vai parar com as denúncias e vamos continuar na mobilização contra as condições de trabalho quer provocam acidentres, doenças e mortes

+ notícias