Vamos responder a provocação da Usiminas com a nossa mobilização por salário e respeito aos direitos

23/06/17

Abono não é salário. Não vamos aceitar calote nos salários e ataque aos direitos

A direção da Usiminas a cada nova reunião só aumenta o desrespeito contra os trabalhadores. Na semana passada tentou

novamente manter o calote nos salários propondo pagar apenas 3,99% de reajuste, o que significa aumentar ainda mais as

perdas que tivemos nos últimos dois anos.

 No informativo da Usiminas, está escancarado: “...empresa defende acordo responsável que não coloque em risco conquistas da Usiminas”. Isso quer dizer que a Usiminas só quer é aumentar ainda mais seus lucros mantendo o calote nos salários dos trabalhadores.

Os números que a Usiminas não consegue esconder:

- O lucro líquido no primeiro trimestre desse ano foi de R$ 100 milhões.

- As ações da usina na Bolsa não param de subir.

Enquanto os lucros aumentam, essa é a situação dos trabalhadores:

- As perdas acumuladas medidas pelo INPC entre 2015 e 2016 somaram mais de 20%. A Usiminas abocanhou dos salários dos trabalhadores o reajuste de 8,34% e impôs um reajuste de apenas 7,34% para 2015 e 2016. Ou seja, aumentou a exploração, exigindo cada vez mais produção e arrochando ainda mais os salários.

- Enquanto abocanhou nossos salários, impôs um reajuste de 15,21% no plano de saúde em 2016. É a mesma coisa que tenta fazer esse ano, não pagar o que deve nos salários e na sequencia enfiar mais um aumento no plano de saúde de 13,55%.

- E no início desse ano, enquanto os acionistas comemoravam seus lucros, os diretores recebiam seus bônus, os trabalhadores levavam mais um calote na PLR.

Abono não é salário:

O que os representantes da Usiminas chamaram de nova proposta, na verdade é mais um desrespeito contra os trabalhadores, pois não apresentaram nenhuma proposta no reajuste salarial. Apresentar a merreca de abono não é proposta, pois o abono não é incorpora-do aos salários, férias, hora extra, retorno de férias, 13º, FGTS, aposentadoria. Não é incorporado a nada.

E também até agora nada de responder sobre a nossa reivindicação que trata do Vale Alimentação.

+ notícias