As condições de trabalho impostas pela Usiminas já mataram mais de 50 trabalhadores nos últimos 20 anos só na planta de Cubatão

25/09/17

As condições de trabalho impostas pela Usiminas já mataram mais de 50 trabalhadores nos últimos 20 anos só na planta de Cubatão

E o que faz a Usiminas? A partir de 13 de outubro, o plano de “Gestão e Consequências” vai aumentar a pressão por mais produção e tentar demitir os trabalhadores por justa causa

André tinha 29 anos, quando foi morto em 2015 vítima das péssimas condições de trabalho impostas pelas Usiminas. Trabalhava na Enesa, dentro da planta da Usiminas.

Em duas décadas perdemos mais de 50 companheiros que trabalhavam efetivos na Usiminas ou em suas empresas terceirizadas. Todos foram vítimas das péssimas condições de trabalho impostas pela USIMINAS.

Agora a Usiminas tenta responsabilizar os trabalhadores pelas péssimas condições de trabalho

É esse o objetivo das regras no programa de Gestão e Consequência, responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes que são provocados pelas condições de trabalho impostas pela Usiminas.

Veja só:

- De advertência até a demissão por justa causa:

As regras que a Usiminas quer impor vão desde a advertência escrita, suspensão até demissão por justa causa contra os trabalhadores.

- Para aumentar a pressão por mais produção:

O objetivo é ampliar ainda mais a pressão por produção, exigindo de cada um e de todos que estão na área, mais produtividade com vigilância redobrada das chefias que estão à serviço da direção da usina para pressionar o trabalhador sem se importar com a saúde e a vida dos trabalhadores.

A hipocrisia da direção da usina é tanta que nas regras do programa de Gestão e Consequência falam tanto de segurança, mas onde está a proteção e a segurança para os trabalhadores?

A realidade nas áreas são EPI´s estragados, equipamentos e máquinas sem proteção, vestiários imundos e caindo aos pedaços. Em cada área da usina o que reina é o sucateamento e nenhuma proteção aos trabalhadores.

O que a Usiminas quer é aumentar a pressão, não garantir segurança para os trabalhadores depois dar calote na rescisão trabalhista demitindo por justa causa

Em cada ponto da exposição das regras de Gestão e Consequência fica escancarado que a função da liderança (chefias) não é garantir que a execução do trabalho seja feita com segurança, mas sim de aumentar a pressão em cima de cada trabalhador.

Enquanto impõe mais regras para os trabalhadores, nada está sendo feito nas áreas para garantir de fato condições seguras de trabalho.

Contra isso o caminho é estar juntos e mobilizados. Vamos mostrar que o problema não é respeitar regras de segurança, o problema é que não existe condições seguras de trabalho.

A cada pressão das chefias, denuncie para o Sindicato. E vamos juntos lutar contra mais essa forma de ataque da Usiminas contra os trabalhadores.

+ notícias