Dobras e antecipações voltaram a ser rotina na usina

19/10/17

A produção continua a todo vapor. Placas chegando e bobinas saindo nos navios, trens e caminhões. O lucro da Usiminas só aumentando, fruto do trabalho dos trabalhadores.

E para aumentar ainda mais a produção, as dobras e antecipações viraram novamente rotina na usina. Os trabalhadores são obrigados a entrarem antecipados e dobrarem em vários setores. E a condição de transporte para ir e voltar da usina está tão apertada igual a situação financeira dos trabalhadores, os táxis vão lotados com todo mundo espremido e o percurso feito para chegar até suas residências é gigantesco.

A “Gestão de Consequência” da Usiminas é isso 

Impor condições precárias de trabalho, obrigar a realizar atividades fora de procedimento e sem condições, e depois tentar responsabilizar o tra-balhador que foi obrigado pela própria chefia, a fazer a operação.

Denúncia produz efeito

Após a denúncia feita pelo Sindicato, o bebedouro que fica perto da rampa do LTQ 2 foi regularizado. Estamos atentos, vamos continuar a denunciar e principalmente ampliar a nossa mobilização exigindo melhores condições de trabalho.

Nas terceirizadas não é diferente

Dias atrás, um “cachimbo” do transporte na Usiminas mandou um trabalhador contratado pela Veolia subir num container para fazer limpeza e manutenção.

O trabalhador, com medo de recusar, subiu e estava executando o trabalho quando um cipeiro passou e falou para ele descer.

Mas o que fez a Usiminas depois disso? Protegeu o gerente do transporte que demitiu o trabalhador que estava limpando o container a mando do “cachimbo” que covardemente não assumiu que deu a ordem para o trabalhador executar o trabalho.


Então está mais do que na hora de DIZER NÃO E REJEITAR A REALIZAR ESSAS ATIVIDADES. É ilusão achar que fazer as atividades fora dos procedimentos e sem as condições necessárias porque o chefe está mandando vai preservar seu emprego, pois quando a bomba estoura, a chefia se esconde e quem se lasca é o trabalhador.

+ notícias