Depois da denúncia do Sindicato sobre as condições da máquina de escarfagem, a gerência começou a mexer

24/11/17

Depois da denúncia do Sindicato sobre as condições da máquina de escarfagem, a gerência começou a mexer

Fruto da denúncia do Sindicato sobre a situação do controle ambiental na MEA, a máquina de escarfagem automática da Aciaria, a gerência encaminhou nessa semana que se fizesse um grande reparo no despoeiramento da máquina.

Mas só fazer manutenção não basta. É preciso realizar a medição dos efluentes pra valer e com fiscalização, pois a realidade é que o óxido de ferro continua a ser despejado no ar, expondo os trabalhadores e a população da região à graves riscos à saúde.

Pressão por mais produção e desrespeito a jornada de trabalho

A direção da usina está pressionando os trabalhadores para fazer hora extra e retornar no dia seguinte sem o devido intervalo de descanso de 11 horas e tem mais: a chefia diz para os trabalhadores ao retornarem no seu horário de trabalho a passar pela catraca 5 que está liberada do registro de ponto. Assim a Usiminas além de pressionar os trabalhadores por mais produção, desrespeita a jornada, passa por cima do devido horário de descanso e expõe os trabalhadores a mais riscos de acidente e adoecimento.

Mais pressão e desrespeito à jornada

É o que está acontecendo também no recozimento. A ordem da chefia para quem é convocado para entrar antecipado ou a dobrar é não almoçar e nem jantar, são só 15 minutos de lanche. E a pressão das chefias só aumentam contra os trabalhadores exigindo o prolongamento da jornada.

No galpão dos Recozimentos 2 e 5, em dia de chuva, chove mais dentro do que fora e a direção da usina só se preocupa com sua produção

São muitos rombos e furos no telhado do galpão e quando a chuva é forte, as pontes rolantes as passar por esses rombos arrastam a água que vão cair nas bobinas.

E veja mais absurdo: a direção da usina ao invés de consertar o telhado, tem a cara de pau de dizer para os operadores terem cuidado ao passar com as pontes para proteger as bobinas que podem oxidar. Ou seja, a preocupação da Usiminas não está em proteger a vida dos trabalhadores, só está preocupada com a produção.

+ notícias