Usiminas tenta esconder as péssimas condições de trabalho e segue dando calote nos adicionais de insalubridade

25/01/18

A cada dia, a direção da Usiminas inventa uma forma para tentar esconder as péssimas condições de trabalho que provocam os acidentes e o adoecimento. Também segue dando calote nos adicionais de insalubridade e preenchendo errado os PPP’s.

Dessa vez foi no Laminador L/A e LD. No mês passado, as chefias convocaram os trabalhadores do turno das 7 às 15 horas para virem trabalhar no turno da zero hora por três dias. E o que aconteceu durante esses dias? Durante o turno das 7 às 15 horas não teve nenhuma operação nessas áreas para que a Usiminas aprontasse mais uma, que foi fazer a medição do ruído nesses locais, ou seja uma medição de fantasia, que não tem nada a ver com a realidade, tudo para manter as condições de trabalho como estão, não pagar o devido adicional e ainda dificultar o direito à aposentadoria especial dos trabalhadores.

E na Laminação à quente que entrou em operação no ano de 2011, os laudos ambientais estão sendo feitos de forma irregular, com as medições abaixo do real. E a desculpa esfarrapada da Usiminas é dizer que no período de 2011 a 2015 não existiam laudos para constatar se a área é de fato insalubre. Veja o absurdo: não fizeram ou sumiram com os laudos para mudar a situação na área e não pagar o adicional de insalubridade

+ notícias