Depois de muitas reclamações dos trabalhadores e cobranças do Sindicato, finalmente a frota de ônibus foi trocada. Mas só isso não basta.

02/02/18

Depois de muitas reclamações dos trabalhadores e cobranças do Sindicato, finalmente a frota de ônibus foi trocada. Mas só isso não basta.

Há mais de 20 anos que os trabalhadores na usina reclamam por ônibus melhores, principalmente quando tem trânsito na rodovia e as denúncias do sindicato foram muitas, além de sempre cobrar essa questão junto as campanhas salariais.

Com a chegada dos ônibus novos, a Usiminas mudou também o esquema de embarque e desembarque. Agora os motoristas não podem descer do ônibus nem pra beber água e ir ao banheiro, pois algum iluminado disse que os ônibus têm que ficar ligados o tempo todo. Isso precisa ser mudado!

A Usiminas se mexeu, mas ainda é pouco, pois as condições dos circulares internos continuam péssimas e demoram muito a passar.

Já que se mexeu na questão do transporte, está mais do que na hora da Usiminas se mexer também no ponto da alimentação que continua sendo um problema para os trabalhadores que geram todo o lucro.”

Amoi e Enesa dão calote na devida folga dos trabalhadores

Os trabalhadores na Amoi e na Enesa estão sendo submetidos à uma jornada irregular. Eles entram no turno que começa às 7:00 horas, mas a jornada se encerra no turno do ADM, ou seja, a jornada é estendida e as empresas não garantem nem as devidas compensações anuais. Exemplo disso é que no carnaval, quem trabalha no ADM não vai trabalhar na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, mas os trabalhadores na Amoi e na Enesa só irã ter folga na terça-feira.

Amoi tenta impedir mobilização dos trabalhadores juntos com o Sindicato, mas não consegue

Depois mobilização organizada pelo Sindicato junto com os trabalhadores na Amoi, a direção da empresa tentou o absurdo de impedir a realização de assembleias do Sindicato na portaria da Usiminas, mas se deu mal.

A empresa entrou com uma ação judicial para tentar um interdito proibitório que tem o objetivo de impedir o direito de manifestação dos trabalhadores. Mas a Amoi se deu mal, perdeu a ação e o mais importante a nossa luta segue pelo devido aumento salarial e em defesa dos direitos, como é o processo que exige a equiparação salarial.

+ notícias