Lucros subindo, produção em alta.Tudo fruto do trabalho de quem está com o salário arrochado

01/03/18

Lucros subindo, produção em alta.<i>Tudo fruto do trabalho de quem está com o salário arrochado</i>

A cada semana são divulgados novos dados sobre a Usiminas que escancaram que os lucros não param de crescer e a produção aumenta a cada dia. Veja:

- O aumento de laminados à quente subiu de 40 mil toneladas/ mês em março de 2016 para mais de 140 mil toneladas/mês no final de 2017; o plano de produção para março de 2018 é de 170 mil toneladas;

- O lucro líquido de 2017 foi de R$ 315 milhões;

- O EBTIDA (lucro bruto) foi de 2,2 bilhões, cresceu 20% em relação a 2016.

E os acionistas querem mais

Na semana passada um dos principais acionistas da Usiminas, o grupo Nippon Stell afirmou que quer mais, é isso que significa a busca por mais produtividade: acelerar o ritmo já alucinado da produção e não melhorar em nada as condições de trabalho.

É hora de se colocar em movimento

A realidade de quem produz os lucros que os acionistas da Usiminas comemoram é de arrocho salarial e de muito trabalho. Em 2016, a Usiminas abocanhou o reajuste que já tinha sido incorporado aos salários e, além disso, há tempos que só paga as perdas acumuladas pelo INPC.

É do trabalho de cada um no processo de produção que se alcança os lucros que estão nas mãos dos acionistas, exigem cada vez mais produção, nos fazem trabalhar por três e arrocham nossos salários.

Isso só vai mudar com o avanço da nossa mobilização e como já dissemos, essa também é a forma de exigirmos melhores condições de trabalho e respeito aos nossos direitos.

Também é a forma de lutarmos pelo emprego porque, abaixar a cabeça só vai fazer com que os patrões deitem e rolem contra nossos direitos, salários e empregos.

A Campanha Salarial desse semestre já começou. Nessa semana os trabalhadores nas empresas metalúrgicas realizaram assembleia e, juntos com o Sindicato, aprovaram a pauta de reivindicações e no próximo mês vamos iniciar a Campanha Salarial aqui na Usiminas. Fique atento e participe das assembleias e atividades do Sindicato.

E só se colocando em movimento que vamos garantir nossas reivindicações

+ notícias