É na luta que garantimos as nossas reivindicações

27/04/18

A luta se amplia a cada dia no conjunto da categoria, é hora de ampliarmos a mobilização dentro da usina para garantir a reposição das perdas, reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

A Usiminas anunciou no último dia 17 de abril, a reativação do Alto Forno 1 em Ipatinga. O Alto Forno tem capacidade para 650 mil toneladas de ferro gusa e junto com outros fornos do complexo siderúrgico tem uma capacidade anual de 3,65 milhões de toneladas.

E no dia 20 de abril, o próprio presidente da empresa anunciando os dados do último trimestre, afirmou que a Usiminas está entre as empresas mais rentáveis do mundo.

O lucro líquido foi de R$ 157,2 milhões no primeiro trimestre desse ano. As vendas de aço foram na ordem de 1,1 milhão de toneladas e as vendas de minério de ferro de 1,8 milhão de toneladas.

Aqui em Cubatão, a pressão por mais produção também é todo dia: dobras e antecipações na Laminação a frio são cada vez mais frequentes e no Porto não param de chegar toneladas de placas aço. Do Irã chegaram 35 mil toneladas de aço e já tem outro descarregamento perto de chegar vindo da PECEM. A programação de produção do LTQ é de aproximadamente 142 mil toneladas.

Quem garante o lucro da Usiminas sofre com o arrocho salarial, as péssimas condições de trabalho, com a pressão e o desrespeito das chefias que estão a serviço da direção da usina para ampliar ainda mais a exploração contra os trabalhadores.

A pauta de reivindicações da Campanha Salarial foi protocolada na usina no início de abril, mas os representantes da usina só marcaram a primeira reunião para o próximo dia 26/04, ou seja, querem enrolar e dar calote no que devem aos trabalhadores e contra isso é preciso ampliar a mobilização, como estamos fazendo no conjunto da categoria.

+ notícias