Usiminas insiste no calote e mobilização em defesa dos salários, do emprego e por melhores condições de trabalho continua

12/07/18

Usiminas insiste no calote e mobilização em defesa dos salários, do emprego e por melhores condições de trabalho continua
Usiminas insiste no calote e mobilização em defesa dos salários, do emprego e por melhores condições de trabalho continua

A direção da Usiminas se recusa a pagar o que deve aos trabalhadores, o que quer é manter o calote e seguir ampliando seus lucros às custas do trabalho dos metalúrgicos.


A Usiminas vai desembolsar mais de R$ 28 milhões para sua diretoria e para o Conselho de Administração, o que significa mais do que o dobro do que foi gasto no ano passado para remunerar esses parasitas. Mas, e para quem garante o lucro da empresa? Mais arrocho nos salários e desrespeito aos direitos.


Nessa semana, o presidente da empresa comemora o plano de reestruturação da empresa que significou milhares de demissões, arrocho salarial e a piora das condições de trabalho


Os dados divulgados pela própria Usiminas mostram o quanto ela tem lucrado aumentando a exploração contra os trabalhadores: retomaram a atividade no Alto Forno 1 em Ipatinga(MG), ampliaram as atividades no setor de Mineração, registram que suas ações na Bolsa de Valores estão entre as mais valorizadas durante 2017 e o EBTIDA foi de mais de R$ 2 bilhões, ou seja, os lucros não param de crescer. Tudo isso foi comemorado por Sergio leite numa palestra em Belo Horizonte no dia 09.


Para enfrentar o desrespeito dos patrões, vamos juntos e firmes manter e ampliar a nossa mobilização


Ao invés de pagar o que deve aos trabalhadores, a direção da Usiminas recorreu ao Judiciário para tentar impedir a mobilização na portaria. Conseguiu um interdito proibitório, que é um instrumento utilizado pelos patrões para tentar impedir a mobilização. O Judiciário impõe multas ao Sindicato, coloca a Polícia para reprimir, mas mesmo com tudo isso eles não podem proibir os trabalhadores de participar das assembleias e ações organizadas pelo Sindicato.


Tanto aqui, como em Ipatinga(MG), a mobilização se amplia e é por isso que a Usiminas e a Usimec entraram com os pedidos de interdito proibitório. Fazem isso para tentar impedir ampliação da nossa luta, mas não vão conseguir.


O interdito proibitório, não pode proibir a livre manifestação dos trabalhadores junto ao Sindicato, vamos seguir juntos e firmes, pois recuar é tudo que os patrões querem para continuar a demitir e arrochar ainda mais os salários. A Usiminas está demitindo trabalhadores efetivos na usina e também nas contratadas e isso só vai parar com a nossa mobilização.


Participe das ações chamadas pelo Sindicato na portaria, é seu direito se organizar e participar da luta por emprego, salários, pela manutenção e ampliação dos seus direitos.

+ notícias