A Usiminas não garante condições seguras de trabalho e ainda se recusa a fornecer os devidos EPI’s

20/09/18

Em todas as áreas a prioridade da Usiminas é a redução de custo e não a segurança dos trabalhadores, nem o EPI está sendo fornecido como devia. Exemplo disso é a demora para substituir os equipamentos que estão em péssimas condições de uso. Os trabalhadores solicitam o novo EPI, mas na maioria das vezes só conseguem ser atendidos após mais de dois meses de espera.


E ainda tem chefia que após os trabalhadores receberem os EPI’s novos, tem a cara de pau de assediar, dizendo que o novo equipamento que é obrigação da empresa fornecer, vai onerar ainda mais os cofres da usina. Chegam a mostrar no computador a valor que a empresa paga de cada EPI. E agora quem não assinar a guia que recebeu o EPI, em alguns casos terá o crachá bloqueado e não poderá trabalhar até que seja regularizada a situação.


A Usiminas tenta passar por cima da legislação (CLT), que diz que as empresas têm a obrigação de garantir EPI’s novos, veja:


“Artigo 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de uso”.

+ notícias