Usiminas tenta inventar outra matemática para dar calote nos salários

02/10/18

Na reunião que aconteceu no último dia 20/09, para discutir a pauta da Campanha Salarial, novamente os representantes da Usiminas vieram com mais desrespeito.


Tiveram a cara de pau de propor engolir parte do pagamento do retroativo da data-base e chegaram ao absurdo de dizer que o abono de R$1.650,00 significaria um aumento de 4% ao mês nos salários. Isso é desrespeito contra os trabalhadores, eles acham o que? Que os trabalhadores não sabem fazer conta ou que não sabem que abono não é salário?


A proposta da Usiminas é pagar apenas 1,69% de reajuste salarial, ou seja, apenas as perdas medidas pelo INPC o que está muito longe das perdas acumuladas durante anos e o abono não significa nenhum centavo de reajuste nos salários.


O abono assim que entra na sua conta, o imposto de renda já vai abocanhar uma parte e o mais grave ele não é incorporado aos seus salários, às horas extras, ao seu 13º, a suas férias, FGTS, cálculo para aposentadoria, ele não é incorporado a nada.


O informativo da usina depois da reunião é mais uma provocação contra os trabalhadores, que estão cansados de saber que não é o abono que vai resolver as contas acumuladas. O que trabalhadores precisam é de aumento salarial pra valer.

+ notícias