Usiminas quer arrancar ainda mais de cada trabalhador

09/10/18

Proposta da direção da usina é pagar apenas a merreca de 1,69% de reajuste salarial e um abono de R$ 1.700,00, abono que não é salário. Para enfrentar mais esse ataque da Usiminas, além de dizer NÃO para a proposta da Usiminas, é preciso avançar na mobilização.


Na reunião que aconteceu na semana passada, a proposta da direção da Usiminas segue sendo aumentar seus lucros, tirando cada vez mais dos trabalhadores.


A Usiminas apresentou a mesma proposta de pagar apenas as perdas medidas pelo INPC, ou seja, a merreca de 1,69% e nada de aumento salarial.


A Usiminas teve a cara de pau de tentar engolir o retroativo da data-base de maio e nessa reunião apresentou a mesma proposta de reuniões anteriores, ou seja, 1,69% de reajuste salarial a partir de maio, mas isso é só o que o INPC mede, um índice criado pelo governo que está muito longe das perdas que temos acumulado ano após ano.


E de novo veio com a merreca do abono, isso que entra na conta e já saí e não é incorporado aos salários. Ou seja, a Usiminas não paga o que deve nos salários e tenta enganar que avançou na proposta ao colocar mais R$ 50,00 no abono.


Todo mundo está sofrendo com as perdas salariais, as contas são muitas porque o salário está cada vez mais arrochado e não tem abono nenhum que te livre das contas que tem para pagar.


Quem se dá bem com essa situação são os acionistas da Usiminas, que a cada ano lucram mais arrochando os salários dos trabalhadores e o abono é apenas uma gorjeta mal paga que não altera em nada seus lucros.

+ notícias