A todo instante a Usiminas coloca a saúde e a vida dos trabalhadores em risco

05/11/18

Depois que a torre cair, não adianta lamentar


Seguimos firmes na luta por nenhum direito à menos, pois é só lutando que garatimos nossas conquistas. Já faz um ano que o Sindicato denunciou a situação da torre de Strau1 ao lado do tratamento de água da energia de utilidades na Aciaria, mas até agora nada feito. A situação só piora, a base da torre está totalmente podre, ou seja, a torre pode cair provocando um grave acidente. A supervisão sabe da gravidade da situação e nada faz. Essa é a prática da direção da Usiminas, sua preocupação é só com o lucro, colocando a saúde e a vida dos trabalhadores em risco.


Prioridade para a produção e segurança pra depois


No pátio de placas da Aciaria, depois de várias ocorrências com quedas de placas, foi criado um procedimento de segurança que só permite a movimentação de placas usando o eletroímã, após serem feitos os testes de bateria com acompanhamento do pessoal da manutenção logo no começo do turno, além dos testes obrigatórios do checklist. Funcionou assim durante um tempo, mas depois as regras mudaram.


Como o pessoal da manutenção tem que se deslocar do LTQ2 até o pátio da Aciaria, demorava para os testes começarem e isso segurava a produção. Então veio a ordem para os Operadores de Ponte operarem usando o eletroímã, mesmo sem a chegada da manutenção para o teste. Assim que a manutenção chega, o teste é feito.


A pergunta é: se é procedimento de segurança, por que mudou, cadê o rigor? De onde veio a ordem? Se durante a operação antes do teste uma placa cair e danificar um equipamento ou matar um trabalhador, quem será responsabilizado? Isso só mostra que a prioridade para a Usiminas é a produção e não a vida e segurança dos trabalhadores.


A direção do Sindicato não aceitará mais esse tipo de procedimento e, caso persista, tomará as medidas jurídicas e políticas necessárias.


E o acesso para as pontes está cada vez pior


O acesso dos operadores para a PR 365 no pátio de placas da Aciaria está caindo de podre, se desfazendo em ferrugem, colocando em risco os trabalhadores que têm que passar por ali para chegar até a ponte.


A gerência e a supervisão sabem disso e a única coisa que fazem quando recebem a denúncia é abrir e fechar Siasso, mentindo que o problema foi resolvido. Mas na realidade o perigo continua lá.

+ notícias