A Campanha Salarial desse ano terminou, mas a luta em defesa dos direitos continua

19/10/18

Na semana passada, foi aprovada em assembleia pela maioria dos trabalhadores a proposta da Usiminas de pagar apenas 1,69% de reajuste salarial e um abono de R$ 1700,00, (abono que não significa nada de reajuste porque não é incorporado aos salários). Sabemos que a aprovação da proposta não significa que os trabalhadores estão satisfeitos com o reajuste, ao contrário, a revolta contra o achatamento salarial só aumenta dentro da área.


Para enfrentar esse ataque da direção da Usiminas que a cada ano impõe mais arrocho salarial pagando apenas as perdas medidas pelo INPC, é necessário fortalecermos a nossa luta, pois é assim que vamos garantir aumento salarial pra valer.


O salário de quem produz arrochado, mas para os acionistas, os lucros não param de crescer


Entre julho de 2017 e julho de 2018, a produção de aço aumentou em mais de 6% e as vendas aumentaram em mais de 9 %. A própria Usiminas em seus balanços financeiros não conseguiu esconder que o lucro bruto aumentou em mais de 60% entre setembro de 2017 e junho de 2018.


O lucro aumenta exigindo mais de cada trabalhador, fazendo que se trabalhe por mais de três, num ritmo alucinado. Dessa forma, os patrões aumentam ainda mais produtividade e assim seus lucros.

+ notícias