Usiminas tenta a todo custo retirar direitos dos trabalhadores

23/11/18

Em Ipatinga (MG), nas primeiras reuniões para discutir a pauta de reivindicação, a direção da empresa propôs retirar direitos do Acordo Coletivo de Trabalho.


Mas tanto lá como aqui, os sindicatos já disseram NÃO para a retirada de direito


Nas primeiras reuniões para discutir a pauta de reivindicação da Campanha Salarial em Ipatinga, os representantes da Usiminas já mostraram que a intenção da direção da usina, além de não pagar o que deve aos trabalhadores, é retirar direitos dos trabalhadores.


Veja o que de fato quer a Usiminas em cada um dos pontos que apresentou


- Aumentar o banco de horas: querem aumentar o banco de horas de 10 para 12 meses, o que significa piorar ainda mais a jornada de trabalho e não pagar as horas extras. As folgas não são decididas pelos trabalhadores, a jornada seria ainda mais pesada, ou seja, é trabalhar mais e receber menos.


- Quitação anual significa calote nos direitos trabalhistas: A quitação anual tem por objetivo proteger as empresas de processos trabalhistas exigindo direitos que foram desrespeitados pelos patrões. Nessa proposta de quitação anual, a empresa apresentaria um documento em que diz que todas as obrigações trabalhistas foram cumpridas durante o ano, o trabalhador seria pressionado a assinar e se o Sindicato também assinar, depois não adiantaria entrar com processo para exigir por exemplo a falta de depósito do FGTS, dias trabalhados não pagos, férias não pagas, horas extras não pagas e por aí vai.


- Retorno de férias: o objetivo da direção da empresa é diminuir o retorno de férias de 20 para 10 dias, sendo que o que mais quer é acabar de vez com esse direito.


- Parcelamento de férias: outra coisa que está na reforma trabalhista e que a Usiminas não pode fazer porque o Acordo Coletivo impede é o parcelamento de férias em três períodos. E se engana quem pensa que a escolha do período das férias seria uma escolha do trabalhador, o período de férias seria definido pela empresa de acordo com seus interesses de produção.

+ notícias