Lucros crescem e as condições de trabalho pioram

30/11/18

Ruínas por todos os lados


A Estação de tratamento de água na Aciaria 2 está caindo aos pedaços. Como em outros lugares da usina, a preocupação é só com a produção, enquanto isso as condições de trabalho são cada vez piores, colocando a saúde e vida dos trabalhadores em risco.


Enquanto a direção da usina faz propaganda enganosa para a comunidade dizendo que é uma empresa voltada para o futuro e preocupada com o meio ambiente, a realidade mostra outra coisa. Veja que a imagem ao lado fala por si só.



Nem faixa de segurança para pedestre tem


Essa é a situação na avenida do porto, onde é urgente que se coloque uma faixa de pedestre na travessia para a ponte que dá acesso ao restaurante, pois o tráfego de caminhões é grande. As chefias sabem dessa situação e até agora nada de resolverem.



Na Usiminas é cada vez maior a exploração


A Usiminas não está nem aí para a segurança dos trabalhadores e muito menos das condições dos equipamentos, se eles estão ou não em condições de garantir tanto a segurança de quem opera como dos funcionários do chão de fábrica, pois a regra na usina é fazer tudo sem planejamento, já que a prioridade é a produção acima de tudo.


Em várias áreas a prioridade é colocar o equipamento em operação sem dar as mínimas condições de segurança, inclusive em áreas que estavam desativadas desde as demissões em massa de 2015 e que estão sendo colocadas em operação sem passar por avaliação e manutenção sérias para evitar um possível acidente fatal com quem está no setor ou com o operador. A ordem é colocar para produzir sem medir as consequências, tanto de segurança, como condições mínimas e básicas de higiene e saúde. Nas contratadas a situação é pior, já que os trabalhadores não têm para quem reclamar.


Não interessa que os funcionários trabalhem em áreas sem banheiro, bebedouro ou uma simples cabine para se alojar, isso não é problema. O que interessa é produzir cada vez mais e mais, nem que para isso os trabalhadores coloquem suas vidas em risco.


Hospital de Cubatão é só mais uma fonte de lucro da Usiminas


A Usiminas vive alardeando que o Hospital de Cubatão está a todo vapor atendendo muito bem a população de Cubatão e os trabalhadores da usina e contratadas. Mas a realidade é outra. Nos finais de semana à noite, quem procura o hospital para serviços médicos está passando por sérios apuros. Não há número de profissionais necessários para atender e o que sobra é muita reclamação. Quem vai procurar atendimento lá, ou fica horas esperando para ser atendido ou vai procurar atendimento nos hospitais em Santos.

+ notícias