Usiminas vira as costas para segurança dos trabalhadores e o resultado disso é o aumento dos acidentes e mortes por causa das péssimas condições de trabalho

14/12/18

A direção da usina piora as condições de trabalho colocando em risco a saúde e a vida dos trabalhadores


Não faz nem duas semanas que denunciamos no Boletim do Sindicato a situação da malha ferroviária na usina de Cubatão. Os trilhos e os dormentes estão danificados porque não há nenhum investimento pra valer, só uma gambiarra atrás da outra e a consequência disso é que a qualquer momento pode haver descarrilhamento da locomotiva e suas composições.


Foi o que aconteceu na semana passada, um descarrilhamento próximo a Aciaria. E o que fez a direção da usina? Nada que garanta de fato a segurança dos trabalhadores.


Mais riscos em todas as áreas


Na Aciaria 2, o telhado está um caos há muitos anos. E no último vendaval que veio acompanhado de chuva forte, várias telhas das estruturas caíram no piso e outras ficaram penduradas.


As calhas e a tubulação estão podres, tudo caindo aos pedaços e o pior é que as tubulações de escoamento das calhas estão retornando para as galerias elétricas. A situação é tão grave que já atingiu painéis elétricos das pontes-rolantes e barramentos elétricos. E os bueiros? Entupidos e retornando a sujeira para a área operacional.


A cara de pau da direção da usina é tão grande, que mandam sinalizar essas áreas como acesso seguro, que de seguro nada tem.


E não adianta abrir Siasso, OM., nada, pois a Usiminas já mostrou que se depender da direção da empresa não vai fazer nada para mudar isso. O que a direção da usina quer é sugar ao máximo quem está trabalhando por três, fazer de tudo para empurrar novas contratações e manter as áreas só na base da “gambiarra” não se preocupando com a saúde e a vida dos trabalhadores.


Isso é a Usiminas, protege os seus lucros, expondo a saúde e a vida dos trabalhadores: Só aqui em Cubatão são mais de 50 mortes nos últimos 25 anos. Esse ano em Ipatinga, teve morte provocada pelas péssimas condições de trabalho, amputações e a explosão de um gasômetro que expôs os trabalhadores na usina e a comunidade da cidade a sérios riscos.


Isso tudo só vai parar com o fortalecimento da nossa luta exigindo melhores condições de trabalho. Por isso continue a denunciar os problemas da área em que você trabalha e participe da mobilização organizada pelo Sindicato. Pois é só lutando que vamos proteger nossos direitos, nossa saúde e nossa vidas.

+ notícias