Abra o olho: Reforma da Previdência vai acabar com mais direitos da classe trabalhadora

14/02/19

Abra o olho: Reforma da Previdência vai acabar com mais direitos da classe trabalhadora

Outro ataque anunciado pela equipe econômica é a Reforma da Previdência, mais radical do que a apresentada pelo governo anterior, ou seja, que traz mais perdas para a classe trabalhadora.


Como exemplo, para o trabalhador ter direito a 100% do salário benefício, terá que trabalhar 40 anos. Além disso, a intenção do governo é ampliar a jornada de trabalho para 10 horas.


Outra proposta é a do regime de capitalização, ou seja, o trabalhador depositará um valor durante a vida laboral, sem a contribuição da empresa, ao contrário do que é feito hoje, e quando da aposentadoria, recebe o valor que contribuiu mais os rendimentos. Esse regime foi implementado em alguns países como o Chile na década de 80, e tem levado muitos idosos à miséria, inclusive ao suicídio, já que o benefício não chega a atingir o salário mínimo vigente naquele país.


O texto prevê idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e, pior que isto, o valor do benefício não ficará mais atrelado ao salário mínimo, como acontece hoje, ou seja, o trabalhador vai encontrar muita dificuldade para ter direito à aposentadoria.


Somos totalmente contra e não aceitaremos mais esta imposição do governo que para nós nada mais é do que um retrocesso que penaliza e impede cada vez mais que o trabalhador tenha uma aposentadoria decente. Se os trabalhadores não tomarem consciência da importância de participar da luta para garantir os direitos atuais, vamos retroceder para o século retrasado, quando a regra era emprego sem direitos, defendida pelo governo e sua base de apoio na Câmara dos Deputados e Senado.

+ notícias