Para o patrão o que vale é o lucro. As mortes e a destruição provocadas pela mineradora Vale são mais um exemplo disso

01/02/19

Para o patrão o que vale é o lucro. As mortes e a destruição provocadas pela mineradora Vale são mais um exemplo disso

No último dia 25 de janeiro, trabalhadores almoçavam no refeitório da empresa para continuarem a dura jornada. Outros deveriam estar de folga mas foram convocados pela empresa naquele dia. Todos eles trabalhando ao lado de uma barragem feita sem nenhuma preocupação com a vida dos trabalhadores e da comunidade da Brumadinho (MG).


No dia 18 de dezembro de 2018, os órgãos de fiscalização do governo liberaram o funcionamento da barragem feita de acordo com interesses de lucro da Vale.


A barragem rompeu e a lama passou por cima dos trabalhadores, levando um rastro de morte e destruição na cidade de Brumadinho (MG).


A violência da lama é a violência da gana dos patrões por mais lucros que devora tudo que está ao seu redor, vidas, cidades e recursos naturais.


A Vale nunca se preocupou com a saúde e a vida dos trabalhadores e nem a destruição que a décadas vem fazendo ao meio-ambiente


Fernando Henrique Cardoso/PSDB privatizou a Vale piorando ainda mais as condições de trabalho. Os governos do PT com Lula e Dilma, foram coniventes com a prática da empresa que, para preservar seus lucros, não se preocuparam com a segurança da vida dos trabalhadores e da comunidade. E o governo Bolsonaro, mesmo antes de ser governo, já declarava que seu objetivo era afrouxar cada vez mais a legislação trabalhista e ambiental, o que significa mais ataque aos salários e direitos dos trabalhadores, mais mortes e destruição provocada pelas empresas.


Um crime contra a vida. Essa tem sido a escolha da Vale


Trabalhadores mortos, centenas de trabalhadores e da população de Brumadinho feridos ou desaparecidos, crianças aterrorizadas e com fome, rios poluídos, plantações destruídas, essa foi a escolha da Vale.


Assim fazem os patrões, para avançar em seus lucros, atacam a vida dos trabalhadores. E nunca é demais lembrar que as péssimas condições de trabalho impostas pela Usiminas também já mataram dezenas de trabalhadores.


Além de nossa solidariedade aos trabalhadores e a comunidade em Brumadinho (MG), é necessário colocar a revolta e a dor em movimento. Fortalecer a luta exigindo punição contra mais esse ato criminoso da Vale, ampliar a luta em defesa da vida e do conjunto da classe trabalhadora.

+ notícias