Usiminas olha para o Porto vendo cada vez mais lucros. Não está nem aí com as péssimas condições de trabalho que impõe aos trabalhadores

21/02/19

Usiminas olha para o Porto vendo cada vez mais lucros. Não está nem aí com as péssimas condições de trabalho que impõe aos trabalhadores

O porto da usina de Cubatão tem sido uma das meninas dos olhos da direção da Usiminas. É por lá que é feito o escoamento das bobinas e outras mercadorias, como o coque da Petrocoque.


Dentro dos investimentos que pretende seguir ampliando, a direção da empresa disse que quer aumentar a atividade do Porto da usina de Cubatão, ou seja, é mais lucro para os acionistas.


E as condições de trabalho vão de mal à pior


No galpão do Porto existem seis pontes-rolantes e nenhuma possui ar-condicionado. Os operadores dessas máquinas são obrigados a trabalhar dentro desses fornos num ritmo alucinante de trabalho e o gerente ainda teve a cara de pau de dizer que não precisa ter ar condicionado porque segundo ele não se trabalha com material quente.


É fácil para a gerência e a direção da empresa que ficam na maior parte do tempo no ar-condicionado de suas salas, pressionar os trabalhadores por mais produção e em péssimas condições de trabalho.


A direção da usina gasta milhões em investimentos que têm por objetivo aumentar seus lucros,paga uma merreca de salário para os trabalhadores e não investe nada em segurança e melhores condições de trabalho.


É com mobilização que vamos garantir melhores condições de trabalho


No pátio de placas da aciaria, a maioria das Pontes-Rolantes também não tinham ar-condicionado e depois da pressão que o Sindicato fez junto com os trabalhadores, a direção da usina encaminhou a instalação dos aparelhos. Esse é o caminho, é só com mobilização que vamos garantir melhores condições de trabalho.

+ notícias