Reforma da Previdência: proposta é você trabalhar até morrer

13/03/19

A Reforma da Previdência, apresentada pelo governo Bolsonaro como “Nova Previdência” que vai salvar o Brasil, de nova só tem mais medidas que atacam e tiram direitos da população trabalhadora mais pobre do país.


A proposta torna ainda mais rígida a regra de concessão do benefício da aposentadoria integral, pois o trabalhador terá que trabalhar durante 40 anos para ter esse direito.


Além disso, na regra geral, mulheres e homens precisarão ter 62 anos e 65 anos, respectivamente, para conseguir a aposentadoria, ou seja, a aposentadoria por tempo de contribuição deixará de existir.


Outra mudança proposta é que o tempo mínimo de contribuição passe de 15 para 20 anos, lembrando que quem quiser receber o valor integral, terá de contribuir ao INSS por 40 anos.


O abono do PIS, que é pago aos trabalhadores inscritos no programa que ganham até 02 salários mínimos, será pago somente para quem receber um piso nacional.


Outro projeto, o “Sistema de Capitalização”, já está no forno para ser apresentado em breve. A proposta consiste na imposição de uma espécie de Previdência privada. Esse mesmo projeto foi implantado no Chile nos anos 80 e resultou em aposentadorias abaixo do salário mínimo e, consequentemente, num aumento anormal de suicídios entre aposentados.


Estas são apenas algumas das muitas medidas do governo Bolsonaro com a tal da “Nova Previdência”, e que quer cortar privilégios. Você vai à luta ou você é privilegiado?

+ notícias