Usiminas divulga resultados do primeiro trimestre de 2019: lucros aumentam cada vez mais explorando os trabalhadores

29/04/19

No dia 18 de abril, a direção da Usiminas divulgou os resultados do 1– trimestre, o Ebtida ajustado (lucro antes de juros, impostos e amortizações) foi de R$488 milhões e o lucro líquido, foi de mais de R$70 milhões.


A direção da empresa virá com a conversa fiada de que os lucros estão diminuindo, mas isso é a jogada que fazem todo ano no período da Campanha Salarial para fugir do que devem pagar aos trabalhadores.


A verdade é que os acionistas seguem lucrando às custas de aumentar a exploração contra os trabalhadores


A produção segue a todo vapor nas áreas, as dobras e antecipações continuam e os acidentes por conta das péssimas condições de trabalho também.


Recentemente, ocorreu a colisão de uma ponte rolante com a estrutura do acesso da Ponte Rolante no zero hora e também uma explosão no tatuzinho (máquina portátil de oxicorte) no horário da manhã, no pátio de placas da Aciaria. A injustiça é tão grande que a chefia deu um dia de gancho para o operador da PR, mas fechou os olhos para as péssimas condições do equipamento que mal tem controle de pontos de velocidade, é muito antigo e os freios não têm parâmetro de ajuste.


Mas os “comunicados de acidentes” não aparecem nas reuniões do DDS ( isso quando são abertos)e assim os supervisores que estão a serviço da direção da usina, mostram que as tais regras de ouro e os outros programas da Usiminas só servem de propaganda enganosa, pois a realidade na área e a total falta de segurança que expõe a saúde e vida dos trabalhadores.


Ou seja, quanto mais os trabalhadores sofrem com as péssimas condições de trabalho, com o arrocho salarial, a direção da usina comemora com os acionistas os lucros vindos de tanta exploração.


É hora de dizer NÃO para a enganação da direção da usina e ampliar junto com o Sindicato a mobilização da Campanha Salarial exigindo a recuperação das perdas, aumento salarial, manutenção e ampliação dos direitos.

+ notícias