Bolsonaro ataca mais direitos com fim de 90% das NR’s

31/05/19

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que reduzirá 90% das Normas Regulamentadoras, as NR’s que garantem trabalho seguro e sadio, prevenindo doenças e acidentes.


Mais uma vez Bolsonaro mostra o compromisso com o empresariado argumentando que os custos são absurdos para as empresas em função das normas.


A NR 12 que trata da manutenção de máquinas e equipamentos, será a primeira a ser revista. Ela abrange desde o maquinário mais simples de uma padaria até equipamentos pesados de uma siderúrgica. Essas mudanças liberam os patrões de várias exigências de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores.


O Brasil ocupa o 4º lugar em acidentes do trabalho, com uma média de 700 mil registros por ano. Os acidentes com máquinas continuam amputando mãos, dedos, ceifando vidas. Se diminuir ainda mais a abrangência e exigência vai ser caos, um crime, em troca de garantir mais produtividade, mais lucro a custa, literalmente, do sangue dos trabalhadores.


Por isso, é necessária a participação de todos os trabalhadores organizados na luta e juntos com o sindicato, para dar um basta aos ataques do capital contra a classe trabalhadora.

+ notícias