Pressão por mais produção e péssimas condições de trabalho. Essa é a realidade na Usiminas

09/08/19

Ao invés de cabine, barraco


É o que vem acontecendo na pista C. Já faz um ano que o Sindicato denunciou as péssimas condições de trabalho e até agora nada da direção da usina se mexer para resolver. A cabine onde ficam os controladores parece mais um barraco. Feito com chapa de aço, sem nenhuma ventilação, o local é sujo e tão quente que mais parece um forno. Na entrada da pista B do Pátio de Minério, onde há trânsito de veículos e também de pessoas que precisam passar por ali, existe um vazamento de água que cai em cima de cabos elétricos. A direção da usina mandou montar um andaime e nada de resolver o problema que expõe os trabalhadores a risco de acidentes.


Denúncia contra péssima situação dos vestiários fez Usiminas se mexer


Depois da denúncia feita pelo Sindicato na Ouvidoria de Saúde de Cubatão sobre as péssimas condições dos vestiários na usina, fiscais da vigilância sanitária e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), estiveram na empresa no dia 15 de julho inspecionando os vestiários. A Usiminas foi autuada e agora começou a mexer nos vestiários.No vestiário da Escarfagem, por enquanto estão trocando os vasos sanitários, limpando os ventiladores e pintando as paredes. Estamos vigilantes e vamos seguir exigindo as devidas melhorias em todos os vestiários.


Usiminas dando calote nas horas extras


Aconteceu de novo. Na semana passada os trabalhadores do turno das 15 horas tiveram que sair mais tarde e a chefia queria que o ponto fosse batido no horário normal para esconder a devida hora extra. Isso tem acontecido diversas vezes, principalmente quando os táxis das dobras atrasam. É a Usiminas fazendo de tudo para dar calote no pagamento das horas extras dos trabalhadores.


Usiminas continua escondendo os riscos da usina no PPP


Os Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPP’s) continuam sendo preenchidos de maneira errada pela Usiminas. A direção da empresa da essa orientação para tentar esconder os riscos que impõe aos trabalhadores e para fugir de pagar os devidos adicionais. O resultado disso é mais sofrimento para os trabalhadores que não recebem o que é devido e são desrespeitados em seu direito à aposentadoria especial.

+ notícias