Só faltava essa: patrões estão contratando trabalhador como MEI’s

15/10/19

Só faltava essa: patrões estão contratando trabalhador como MEI’s

Os problemas decorrentes da instabilidade econômica somados ao oportunismo de alguns patrões, estão causando um fenômeno no meio laboral. Para diminuir os encargos trabalhistas, empresas estão contratando trabalhadores como MEI, que nada mais é que o Microempreendedor Individual, um programa criado pelo governo para que pequenos empreendedores consigam se formalizar de maneira menos burocrática passando a ter CNPJ.


O problema maior é para o “empreendedor” que, ao mesmo tempo pensa ter independência de um MEI, recebe ordens e tem que cumprir jornada normal de qualquer trabalhador e não pode prestar serviços para mais ninguém.


Numa visita recente à uma empresa para a Campanha de Sindicalização, a diretoria do Sindicato foi informada que não haviam trabalhadores regidos pela CLT, apenas MEI’s. O objetivo do patrão é zerar o custo com o trabalhador.


Só que o trabalhador que acha uma boa ser MEI, perde vários direitos como o seguro-desemprego em caso de dispensa. Inclusive sua aposentadoria, seja por tempo de serviço ou por invalidez, vai corresponder a um salário mínimo.

+ notícias