Vamos eleger uma CIPA que seja atuante

08/11/19

Vamos eleger uma CIPA que seja atuante

Na próxima semana, do dia 11 ao dia 14 de novembro será realizada a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, a Norma Regulamentadora nº 5, ou NR5. A CIPA é um importante instrumento de luta dos trabalhadores. Ela tem como objetivo a prevenção dos acidentes e das doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.


Uma das consequências das transformações no mundo do trabalho atinge justamente o trabalhador e o seu bem mais precioso: a saúde. O aumento do ritmo de produção, a polivalência do trabalhador, as pressões dos chefes, a introdução de novos produtos químicos, entre outros fatores, aumentam o risco de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.


Hoje, mais do que nunca, é necessária criar resistência contra os ataques do governo Bolsonaro às estruturas sindicais, contra os retrocessos e em defesa dos direitos da classe trabalhadora e das importantes conquistas do mundo do trabalho como, por exemplo, as Normas Regulamentadoras, as NR’s que vem sendo alvo de ataques do governo.


A CIPA E O SINDICATO


Com o acompanhamento do Sindicato, a Cipa não fica isolada, ela vai além dos limites da empresa com uma ação abrangente e com mais trabalhadores envolvidos. O Sindicato entende que a luta por melhores condições de trabalho deve ser de todos trabalhadores, mas é ainda maior a responsabilidade dos cipeiros, pois são eleitos para lutar por melhores condições de saúde e segurança na empresa que você trabalha.


Vamos acabar com a apatia da atual comissão votando e elegendo cipeiros comprometidos e que atuem na defesa da segurança e, consequentemente, da saúde de todo conjunto dos trabalhadores na usina. Participe, é um direito seu!

+ notícias