Usiminas foge de pagar o que deve aos trabalhadores e mente

17/09/20

É só na luta que vamos garantir os empregos, salários e direitos


Até agora a empresa se recusa a pagar as perdas acumuladas e o reajuste salarial. Além disso, teve a cara de pau de mentir para os trabalhadores no tal informativo “ Fala aí’ que deveria se chamar “Mentimos aqui”. No informativo a direção da usina diz que está em negociação com o Sindicato sobre a pauta de reivindicação e que entre os pontos, está a discussão do retorno de férias.


Mentira deslavada, pois o retorno de férias já está garantido na renovação do Acordo Coletivo que vai até 2021. Nesse ano a discussão é somente sobre as cláusulas econômicas, ou seja, o reajuste salarial que o patrão deve e se recusa pagar.


Enquanto segue com suas mentiras, comemora que foi capa do mês da “Revista Isto É Dinheiro”. Lá o presidente da Usiminas novamente afirmou que demitiram para aumentar sua produtividade, o que significa colocar no olho da rua centenas de trabalhadores e obrigar a quem ficou a fazer o trabalho de mais de 5.


Na matéria os dados só confirmam o que Sindicato já tinha denunciado: a Usiminas como tantas outras grandes empresas se aproveitaram da tragédia da pandemia para demitir em massa, arrochar salários e passar por cima de direitos.


Veja alguns dados:


- A receita com as exportações aumentou de R$591 milhões referente ao período de abril a junto de 2019 para R$ 897 milhões no mesmo período de 2020.


- O valor das ações da Usiminas também aumentou: o aumento no valor das ações foi de 180% nos últimos cinco meses.


- A projeção de vendas registrada na matéria diz que a Usiminas deve saltar de 608 mil toneladas vendidas no segundo trimestre, para 905 mil toneladas no terceiro trimestre desse ano.


- Placas não param de chegar: tem um navio da Pecém com 35 mil toneladas sendo descarregado no Porto, além das placas que chegam pela malha ferroviária. A meta de produção no LTQ 2 é de 127 mil toneladas.

+ notícias