Usiminas está fugindo da obrigação de reintegrar todos os trabalhadores demitidos a partir de 19 de maio de 2020

28/09/20

Usiminas está fugindo da obrigação de reintegrar todos os trabalhadores demitidos a partir de 19 de maio de 2020


No dia 16 de setembro, a ação civil pública encaminhada pelo Sindicato em maio contra as demissões na Usiminas foi julgada. Na decisão o Judiciário determinou, além da proibição da continuidade das demissões, a reintegração de todos os trabalhadores demitidos a partir de 19 de maio de 2020.


Logo no início do processo, o Sindicato conseguiu uma liminar que obrigava a Usiminas a reintegrar os trabalhadores que haviam sido demitidos (aproximadamente 80) e parar com as demissões.


A direção da Usiminas fez de tudo para continuar com as demissões, tentou vários recursos judiciais e por um período conseguiu suspender a liminar que a impedia de demitir e foi então que colocou no olho da rua quase 400 trabalhadores.


Mas, a mobilização e a firmeza do Sindicato mostrando que tudo que Usiminas fez foi se aproveitar da tragédia da pandemia para reorganizar os seus negócios, garantiu mais uma vitória nessa batalha contra as demissões.


A sentença da juíza em Cubatão, mantém a primeira decisão, ou seja, a Usiminas não pode demitir e terá que reintegrar todos os trabalhadores que demitiu a partir de 19 de maio de 2020.


ATENÇÃO: É muito importante que os companheiros(as) que foram demitidos(as) entrem em contato com o Sindicato por telefone (3226-3575) ou indo até a subsede, em Santos (Av. Ana Costa,55 - Vila Mathias). Em função da pandemia, o atendimento está sendo feito das 8h às 13h. Entre em contato com seus amigos que foram demitidos para que procurem o Sindicato imediatamente.

+ notícias