Usiminas foge de pagar o que deve e ainda quer manter os descontos absurdos do Plano de Saúde

28/09/20

É hora de fortalecer a mobilização, pois só assim vamos garantir a reposição das perdas e o devido aumento salarial


Na quinta-feira passada (dia 23/09), aconteceu mais uma reunião para discutir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial e novamente a direção da Usiminas se recusa a pagar o que deve aos trabalhadores.


A proposta indecente apresentada pelos representantes é pagar míseros 2,49% de reajuste a partir da assinatura do Acordo, ou seja, a proposta que a direção da empresa tentou impor é apenas pagar o índice do INPC, sem o pagamento do devido retroativo à data-base. Também se recusam a garantir o vale-alimentação e as demais reivindicações da nossa pauta.


O Sindicato já rejeitou essa proposta absurda, reafirmamos além da reivindicação de reajuste salarial de 5,5%, todas as demais reivindicações, como vale-alimentação, reajuste do piso salarial, limitação do desconto do plano de saúde.


Além de não pagar o que deve, Usiminas retira ainda mais do trabalhador com os descontos absurdos do Plano de Saúde


Além do aumento salarial, a cada reunião o Sindicato tem exigido o fim dos descontos absurdos do plano de saúde nos salários. Não é de hoje que a Usiminas está impondo mais esse desrespeito contra os trabalhadores. A direção da empresa acumula vários procedimentos utilizados no plano de saúde e depois desconta numa tacada só, o que significa retirar praticamente todo o salário do trabalhador.


Nossa reivindicação é o fim do acúmulo dos descontos e a limitação dos descontos a um percentual que não comprometa o salário do trabalhador.


Contra todos esse ataques, o caminho é a nossa luta


A próxima reunião para discutir a pauta de reivindicação será somente no da 08 de outubro e só esperar pelas negociações não adianta: o que garante nossas reivindicações é a nossa união e luta.


Enquanto o grupo Usiminas comemora seus lucros que são resultado do aumento da exploração, os trabalhadores amargam mais arrocho salarial, e contra isso é preciso lutar.


Os companheiros sabem que abaixar a cabeça só faz crescer os ataques dos patrões e a única forma de garantir emprego, o devido aumento salarial e manutenção dos direitos é a nossa luta. Então participe das mobilizações organizadas pelo Sindicato que vão se ampliar também nas portarias.

+ notícias