Usiminas segue tentando vários recursos judiciais para fugir de pagar o que deve no processo sobre a Semana Espanhola

19/10/20

O Sindicato segue exigindo o pagamento aos trabalhadores


Como já informamos em outros Jornais, a ação judicial encaminhada pelo Sindicato contra a imposição do turno fixo já foi julgada e a Usiminas foi condenada a pagar as horas que excedem a jornada regular, mas desde então a direção da usina tenta vários recursos para empurrar o processo e atrasar ainda mais o pagamento dos trabalhadores.


A Usiminas se recusa a incluir os trabalhadores que não estão na lista que ela apresentou ao Judiciário, com a desculpa esfarrapada que eles não têm direito a receber e se recusa a apresentar os holerites desses trabalhadores, ou seja, está tentando esconder a jornada imposta a cada trabalhador.


O Sindicato encaminhou ao Judiciário a solicitação de que o pagamento dos trabalhadores que já estão na lista seja feito imediatamente e que a Usiminas seja obrigada a apresentar a documentação dos demais para que os cálculos sejam feitos e que todos os trabalhadores que foram obrigados a trabalhar na jornada irregular recebam o que a Usiminas deve a cada um.


A direção da usina sabe que vai ter que pagar os trabalhadores, mas usa dos recursos judiciais para tentar empurrar ao máximo a data do pagamento. O Sindicato está diariamente acompanhando o processo e exigindo que a sentença seja cumprida. Mas o mais importante é a nossa pressão. Não tem nenhum direito do trabalhador que tenha sido presente de patrão, governo ou juiz, tudo que temos é fruto da nossa luta.


Por isso mais do que esperar pelas ações judiciais é preciso ampliar a mobilização.

+ notícias