Fim de ano chegando e com ele a expectativa do pagamento do 13º Salário

05/11/22

Todos trabalhadores com carteira assinada têm direito a essa gratificação. O valor é aguardado para as festas de final de ano como Natal e Ano Novo assim como colocar as contas que ficaram pendentes.


Quando será feito o pagamento do 13º?


As empresas devem pagar pelo menos metade do 13º salário, entre 1º de fevereiro e 30 de novembro.


Normalmente é pago na data-limite de 30 de novembro. A outra metade do valor deve ser paga no máximo até 20 de dezembro. Se o salário do trabalhador tiver sido reajustado depois do pagamento da primeira parcela, ele deve receber a diferença junto com a segunda parcela.


Quem tem direito ao 13º Salário?


Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito a receber o equivalente a um mês de salário extra, se tiver trabalhado o ano inteiro na empresa. Para aqueles que não cumpriram os 12 meses, o pagamento do 13º tem de ser proporcional ao período trabalhado. Por exemplo, se trabalhou seis meses, recebe metade do 13º.


E se a empresa não pagar o 13º?


O 13º salário é um benefício a ser pago obrigatoriamente a todos os trabalhadores que têm carteira assinada. O não pagamento é considerado uma infração e rende multa às empresas. O trabalhador que não receber o 13º Salário deve denunciar imediatamente para o Sindicato.


Você não recebeu a 1ª parcela da PLR vencida em setembro? Denuncie para o Sindicato.

+ notícias