O Metalúrgico #319

11 de setembro de 2014

Índice:

-Usiminas: insatisfação total dos trabalhadores na área;
-Falta manutenção em equipamentos, EPI’s, segurança e até feijão!;
-Até informações corretas no PPP a empresa sonega;
-Aposentadoria Especial;
-Trabalhadores têm assembleia dia 18, às 18h, no Sindicato, em Cubatão;
-Dia 23/09 tem assembleia com trabalhadores da Harsco e Amoi;
-Ações: audiências e julgamentos;
-Curso de Oratória no Sindicato;
-Assembleia Geral Extraordinária;
-Zé Protesto;



Usiminas: insatisfação total dos trabalhadores na área

As questões envolvendo a insatisfação dos trabalhadores da empresa só aumentam. Elas vão desde a pressão, ameaças, humilhações, salários achatados e promoções sem aumento do salário até o preenchimento de documentos que não trazem informações reais. Além disso, questões básicas como a alimentação, tem sido denunciadas constantemente pelo Sindicato com justificativas das mais absurdas possíveis.



Falta manutenção em equipamentos, EPI’s, segurança e até feijão!

Exemplo disso foi o que ocorreu no último dia 26/08, quando os trabalhadores reclamaram da falta de um dos ingredientes essenciais na refeição dos brasileiros: o feijão. Porém, o pior de tudo isso foi a justificativa da empresa que alegou problema na caldeira de cozimento quando, na verdade, o problema estava na qualidade do produto oferecido.

Como a empresa já tinha sido notificada pela Vigilância Sanitária, inclusive com o recolhimento da água e sucos fornecidos, por descumprimento de norma básicas de higiene já que não havia filtros no local de distribuição, isso, certamente, acarretaria multa à empresa. Será que isso faz parte da redução de custos?



Até informações corretas no PPP a empresa sonega

Outro problema grave tem a ver com o preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Acontece constantemente com trabalhadores que nunca mudaram de área (muitos nem de função), terem períodos reconhecidos e outros não.

O mais engraçado é que no preenchimento do documento, a empresa apresenta informações controversas quanto aos níveis de ruído e de calor, com variações bastante agudas para quem nunca teve qualquer alteração no ambiente de trabalho.

Até quando a empresa vai continuar impune em relação a falsificação dessas informações?

Hoje tem reunião em dois horários no Sindicato, em Santos
Para tratarmos desse assunto (PPP’s), temos reunião hoje no Sindicato, em Santos (Av. Ana Costa, 55), em dois horários: às 9h30 para os companheiros que trabalham em regime de turno e às 18h, para os demais interessados que contará com a presença de um advogado previdenciarista para sanar dúvidas e orientar os trabalhadores sobre os procedimentos necessários. Participe!



Aposentadoria Especial

No último dia 03/09, em Brasília (DF), o advogado do Sindicato, Dr. Sergio Pardal, fez sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF), que julgará a aposentadoria especial sobre o conceito do fornecimento de Equipamento de Proteção Individual, o EPI.

Nosso advogado sustentou que os EPI’s amenizam mas não descaracterizam o direito, ressaltando que o objetivo dos trabalhadores é o equipamento de proteção coletiva que as empresas evitam em função dos custos. O julgamento foi adiado em função das sustentações proferidas pelo advogado.

Estamos acompanhando de perto. Qualquer novidade será repassada aos trabalhadores.



Trabalhadores têm assembleia dia 18, às 18h, no Sindicato, em Cubatão

Os trabalhadores com data base em 1º de setembro estão ansiosos, uma vez que as negociações para renovação das convenções coletivas que tiveram início em julho, até o momento, apesar dos sindicatos patronais caminharem nas questões sociais, nas econômicas só tem feito provocações. A última foi a proposta de 5,5% de reajuste, índice rejeitado em mesa. Assembleias estão aprovando Estado de Greve.

Estamos convocando os trabalhadores envolvidos como os da Brastubo, Engebasa, Cegelec, Equipar, entre outras empresas, para assembleia que será realizada no dia 18/09, às 18h, no Sindicato, em Cubatão (R. Cidade de Pinhal, 91).

Na oportunidade será avaliada nova proposta, caso exista. Do contrário, vamos elaborar um calendário de paralisações. Vale destacar que a enrolação patronal tem a ver com o descaso das principais centrais sindicais como CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central, etc., que estão envolvidas com o processo eleitoral, deixando em segundo plano os interesses dos trabalhadores. A participação de todos na assembleia é muito importante.

Local: Sede (Rua Cidade de Pinhal, 91) - Cubatão/SP - Brasil
Data: 18/09/14
Horário: 18h



Dia 23/09 tem assembleia com trabalhadores da Harsco e Amoi

O Sindicato convoca os trabalhadores da Harsco Sobremetal e Amoi que têm data base em 1º de novembro, para assembleia que será realizada no dia 23/09, às 18h, no Sindicato, em Cubatão (Rua Cidade de Pinhal, 91), para discutir, elaborar e aprovar pauta de reivindicações à ser encaminhada às empresas para renovação do Acordo Coletivo em suas cláusulas econômicas.

Local: Sede (Rua Cidade de Pinhal, 91) - Cubatão/SP - Brasil
Data: 23/09/14
Horário: 18h



Ações: audiências e julgamentos

No dia 1º de setembro foi realizada audiência com a AMOI que teve como objetivo o cumprimento da cláusula do Acordo Coletivo que determina a aplicação da Equiparação Salarial, de acordo com pesquisa de mercado.

A empresa, com o intuito de protelar, alegou ter testemunhas à serem ouvidas, mesmo com o Juiz alertando se tratar de matéria de direito. Nova audiência está marcada para aproxima quarta-feira, 17, às 13h, na 4ª Vara do Trabalho, em Cubatão.

MAIS AUDIÊNCIA – No dia 08/09, teve audiência com a HARSCO/SOBREMETAL, no que diz respeito ao pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Foi concedido prazo para defesa sendo que posteriormente, determinada perícia.

LAUDOS AMBIENTAIS USIMINAS – O julgamento está marcado para o dia 30/09.



Curso de Oratória no Sindicato

O Sindicato realiza no próximo sábado, dia 13, o Curso de Oratória, tendo como instrutor o professor Emílio Gennari. Os interessados devem procurar os diretores Maicon(3977), Ramiro(2185) ou Gato(3830) na área para fazer a inscrição. O curso, que será realizado na subsede de Santos (Av. Ana Costa, 55), é gratuito e acontece das 9h às 17h. Participe!

Local: Subsede (Av. Ana Costa, 55) - Vila Mathias - Santos/SP - Brasil
Data: 13/09/14
Horário: 09h



Assembleia Geral Extraordinária

Em cumprimento ao Artigo 40º do Estatuto Social da entidade, convocamos todos os trabalhadores metalúrgicos associados do Sindicato à participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 16/09/2014, às 18h, na subsede do Sindicato, em Santos (Av. Ana Costa, 55), com pauta única afim de deliberarem sobre o desvio de conduta de diretor Alexandre Figueiredo Treglia que está sendo acusado de pressionar os trabalhadores, além de assumir postura contra a organização dos mesmos.



Zé Protesto

“Zé, os PPP’s da Ormec são uma piada. Acontece que a empresa, sem que haja qualquer trabalho técnico, determina valores de calorias que ela deve aferir por meio de “bola de cristal”, já que não contratou uma empresa especializada para este fim.”
- É piada ou é picaretagem? E a Usiminas, o que diz sobre isso? Ações trabalhistas, geralmente, consideram solidária a contratante. Abusos também têm limite.
--
“Zé, há tempos que a prestação de serviço de transporte dos trabalhadores tem sido realizada pela Breda. Só que a frota não se renova e as condições vão ficando cada dia piores. Ocorre que 50% desses ônibus estão sem condição alguma de uso.”
- Será que vão esperar acontecer uma tragédia para tomar alguma providência?

+ boletins