O Metalúrgico #324

09 de outubro de 2014

Índice:

-Usiminas: briga na cúpula pode prejudicar trabalhadores;
-Usimec: ganância por mais lucro provoca demissões;
-Continua impasse na Campanha Salarial das empresas com data base em 1º/09;
-Falta de higiene piora nos fins de semana;
-Harsco: dia 14 tem eleição para Delegado Sindical;
-Aposentadoria Especial é tema de reunião dia 16/10;
-Zé Protesto;



Usiminas: briga na cúpula pode prejudicar trabalhadores

A Usiminas que desde 2011 vende a ideia de que haveria mudado o controle acionário do grupo, agora vai mais longe. Brigas internas pelo poder podem causar sérios prejuízos aos trabalhadores. Diga-se de passagem, é só ver a avaliação de consultores em investimentos que são publicadas nos principais meios de comunicação (Valor Econômico, Reuters, entre outros), no país.

Enquanto isso, a produção que durante um período teve seus níveis reduzidos, volta à todo vapor. O problema é que não há força de trabalho suficiente que suporte esse ritmo de produção. O resultado disso são as dobras constantes e o desrespeito à legislação descumprindo-se, inclusive, os intervalos legais previstos em lei que, consequentemente, coloca em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores, o que não é novidade para os mesmos.

Desde a privatização ocorrida em 1993 e, principalmente a partir da fixação da jornada, o Sindicato tem denunciado incansavelmente as condições de trabalho na usina com acidentes, doenças ocupacionais, assédio moral e perseguição aos trabalhadores que ousam discordar de suas chefias.

Em 2007, isso resultou numa grande mobilização e que teve como desfecho o uso de força policial por parte da empresa para intimidar os trabalhadores. Mesmo assim, isso não fez com que desistíssemos da luta. Várias ações têm sido desenvolvidas com o objetivo de dar um basta ao massacre promovido pela Usiminas. Duas ações junto à Superintendência do Ministério do Trabalho, em São Paulo, exigindo uma fiscalização e atitude por parte do órgão que possam trazer o mínimo de tranquilidade aos trabalhadores inclusive, em casos extremos, com a interdição das áreas que oferecem maiores riscos.

A pressão contínua fez com que o órgão se mexesse e realizasse parte da fiscalização solicitada. E para mostrar que as denúncias são fatos reais, veja abaixo a conclusão do relatório dos auditores fiscais.



Usimec: ganância por mais lucro provoca demissões

A Usiminas Mecânica (Usimec), durante um tempo bastante significativo, figurou como uma das primeiras no ranking dos acidentes na usina. Na fábrica de Blanks os acidentes ocorriam quase que diariamente. Claro que a hostilidade das tarefas e o ritmo de produção contribuíram, mas o principal motivo, certamente, nunca foram esses. Pressão e insatisfação foram as verdadeiras causas.

A área passou a ser considerada insalubre e medidas foram tomadas em conjunto para enfrentar o problema. Durante certo tempo as coisas mudaram totalmente. Mas isso parece não satisfazer a empresa, tanto que agora ela está inovando, demitindo trabalhadores experientes e com certo tempo de casa e substituindo por novos companheiros com salários mais baixos e negando o pagamento dos adicionais.

A soma de tudo isso todos sabem onde vai chegar. Além da injustiça, insatisfação e retomada dos acidentes, será que os bons exemplos de nada servem? Ou a ganância pelo lucro suplanta tudo isso?



Continua impasse na Campanha Salarial das empresas com data base em 1º/09

A proposta patronal continua provocando os trabalhadores. Enquanto os índices de reajustes por empresa ter superado os 9%, os patrões insistem em manter apenas o repasse do INPC.

Paralisações na base territorial dos quatro sindicatos tem-se tornado constantes e, diferente da argumentação da bancada patronal, as empresas têm apresentado propostas que vem resultando em acordos por grupo de empresas em relação às questões econômicas.

Lembramos que algumas empresas como Harsco, Amoi, entre outras, têm data base em novembro e os acordos são negociados entre representantes das empresas e dos trabalhadores. Apesar de já terem sido encaminhadas as pautas, as negociações ainda não iniciaram, sendo que este ano serão discutidas apenas as questões econômicas.



Falta de higiene piora nos fins de semana

Há tempos o Sindicato vem denunciando a falta de higiene nos vestiários e refeitórios, fato inclusive constatado pela alta cúpula em suas visitas diárias. Acontece que nos finais de semana a coisa fica insuportável uma vez que, na tentativa de reduzir custos, não há força de trabalho suficiente para realizar essa tarefa e, quando há, é feita apenas uma vez no dia, o que significa que à partir do segundo horário fica impossível o uso dos banheiros.

Será que até nessa questão a Usiminas faz economia?



Harsco: dia 14 tem eleição para Delegado Sindical

Na próxima terça-feira, dia 14, estaremos realizando a eleição para escolha de representante dos trabalhadores da Harsco que ocupará o cargo de Delegado Sindical, portanto o quarto integrante da Comissão de Negociação. Estão inscritos os companheiros Adão, Lobo e Edvaldo.

A eleição acontece das 6h30 às 15h30 e será realizada no pátio da empresa, de acordo com o edital publicado no dia 27/09/2014, no jornal Diário do Litoral. A apuração será logo após a votação.



Aposentadoria Especial é tema de reunião dia 16/10

O Sindicato está convocando os trabalhadores interessados no tema que se refere a Aposentadoria Especial, a participarem de reunião que será realizada no próximo dia 16/10, na subsede de Santos (Av. Ana Costa, 55), em dois horários: 10h e 18h. Na pauta:

- Discussões sobre o processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF);

- Decisão da 1ª Vara do Trabalho de Cubatão e os encaminhamentos que estão sendo dados a respeito do assunto.

Um outro ponto à ser discutido é o problema envolvendo a cúpula do grupo Usiminas e os eventuais problemas que isso possa nos trazer. Informes também sobre o processo do turno e demais ações coletivas em andamento.

Local: Subsede (Av. Ana Costa, 55) - Vila Mathias - Santos/SP - Brasil
Data: 16/10/14



Zé Protesto

“Zé, na Engebasa a coisa está tão feia, principalmente para os trabalhadores que estão ligados a produção de torres. Eles são obrigados a trabalhar aos sábados e, além disso, sob uma pressão insuportável da chefia. O resultado não pode ser diferente: insatisfação e aumento dos acidentes, ou seja, segurança zero! Enquanto isso, a estrutura básica (banheiros, bebedouros, etc), não funciona. E ai de quem reclamar.”
- Para nós resta uma alternativa: nos juntar para uma solução conjunta do problema (mobilização). Além disso, encaminhar denúncia às autoridades competentes para que cumpram sua obrigação: cumprimento da lei!

+ boletins